PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

José Manuel Carpinteira: ‘Almeida Santos era um amigo do Alto Minho’

19 Janeiro, 2016 - 09:06

162

0

Antigo presidente da Assembleia da República morreu esta segunda-feira, aos 89 anos.

“Almeida Santos era um amigo do Alto Minho”. As palavras são do presidente da Distrital do PS de Viana do Castelo. Em tom consternado, José Manuel Carpinteira recordou aos microfones da rádio Vale do Minho “um grande anti-fascista. Um homem que lutou pela liberdade. Um grande socialista”. O líder socialista alto-minhoto recorda também, de forma inevitável, “um grande presidente da Assembleia da República. É uma grande perda para o PS e para o país. Apesar da idade, parecia que ainda tinha muito a dar à política e ao Partido Socialista”.
As presenças de António Almeida Santos no distrito de Viana do Castelo não foram muitas. “Mas sempre que era preciso, ele estava lá. Era um socialista que estava sempre presente”, referiu ainda José Manuel Carpinteira.
Almeida Santos faleceu esta segunda-feira, aos 89 anos de idade. O corpo do fundador do PS deverá estar em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, mas não haverá cerimónia religiosa, a pedido do próprio.
Foi presidente da Assembleia da República e membro do Conselho de Estado, de 1985 a 2002. Foi Presidente do Partido Socialista de 1992 a 2011 e desde o Congresso do PS de Setembro desse ano, é Presidente Honorário. A 25 de Abril de 2004 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e a 6 de Junho de 2008 com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

Últimas