PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

José Emílio Moreira: ‘Como D. Antónia esteve para o Porto, D. Hermínia esteve para o Alvarinho’

30 Dezembro, 2015 - 22:11

166

0

Antigo presidente da Câmara sugere lançamento de colheita especial com nome de Hermínia D’ Oliveira Paes.

“Assim como Dnª. Antónia Ferreira esteve para o vinho do Porto, Dnª. Hermínia Paes esteve para o vinho Alvarinho”. Palavras emocionadas de José Emílio Moreira, grão-mestre da Confraria do Alvarinho, ditas aos microfones da rádio Vale do Minho no dia em que faleceu a proprietária do Palácio da Brejoeira. O também antigo presidente da Câmara de Monção recorda sobretudo as grandes tardes passadas à conversa com Hermínia Paes no palácio “à volta de dois copos de Alvarinho”. José Emílio Moreira, com um discurso já repleto de saudade, lembrou “as relações fantásticas de diálogo, de compreensão e de discussão de problemas”. “Sempre vi nela uma pessoa com uma visão extraordinária sobre a qualidade e imagem do vinho como produto cultural, económico e capaz de catapultar uma terra para outros níveis de desenvolvimento”, continuou o ex-autarca.
Foi precisamente das mãos de José Emílio Moreira, enquanto presidente da Câmara, que Hermínia D’ Oliveira Paes recebeu o título de cidadã de mérito de Monção – medalha de prata. “Vivia num palácio mas era uma pessoa simples. Tinha sempre vontade de conversar. Mereceu esse título pelo que fez por Monção através da sua quinta e do seu vinho”, salientou.
Sobre o legado deixado por Hermínia D’ Oliveira Paes, o grão-mestre da Confraria do Alvarinho fala de “um exemplo de pessoa agarrada ao futuro. Foi sempre uma inovadora em termos de vinha de Alvarinho, em termos de marketing e de ir para o mercado com um produto diferente e com qualidade”. José Emílio Moreira deixa, por isso, uma sugestão de homenagem. “Gostaria imenso que o palácio lançasse uma colheita especial, selecionada, com o nome dela. Ela de certeza que irá gostar, pois não morreu. Apenas mudou de mundo. Mantém-se viva no nosso tempo e vai manter-se viva na eternidade”, concluiu José Emílio Moreira.
O funeral de Maria Hermínia D’ Oliveira Paes sairá esta quinta-feira, pelas 10h00, da Capela do Palácio da Brejoeira para a Igreja Paroquial de Pinheiros. Após a celebração da missa de corpo presente, irá a sepultar no cemitério da referida freguesia.

Leia também:
Monção: Faleceu proprietária do Palácio da Brejoeira
Link para a notícia: https://www.radiovaledominho.com/#!news-26382

Últimas