PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Jornadas Teotonianas celebram Bodas de Prata

15 Fevereiro, 2014 - 10:25

229

0

Conferências vão prolongar-se até domingo e são subordinadas à temática geral “25 anos em prol da cultura”.

Conferências vão prolongar-se até domingo e são subordinadas à temática geral “25 anos em prol da cultura”.

As conferências, serão antecedidas por alguns momentos musicais, decorrendo, como é habitual, no Salão Paroquial de Monção.

Hoje, sabado, às 21 horas, após atuação do Coral Polifónico Deu-la-Deu Martins, de Monção, terá lugar a conferência “Igreja e Cultura”, da autoria de José Frazão Correia, professor da Faculdade de Teologia de Braga, da Universidade Católica Portuguesa.

No último dia, a conferência “S. Teotónio e a cultura do século XII”, também às 21h00, terá como palestrante José Marques, professor jubilado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. No último dia, o momento musical será protagonizado pelo Grupo Coral Paroquial de Salvaterra do Miño.

De acordo com a organização, as XXV Jornadas Teotonianas visam esclarecer o fundamento teológico da cultura e os valores que a enriquecem, reconhecer o serviço cultural prestado pela igreja ao longo dos tempos, e valorizar o testemunho cultural de S. Teotónio.

Refira-se que estas jornadas, por onde passaram diversas personalidades conhecidas do meio cultural, económico e social do país, nasceram pela mão do então reitor do Seminário Diocesano de Monção e atual Bispo de Portalegre – Castelo Branco, D. Antonino Dias, para homenagear S. Teotónio (1082 – 1162), primeiro santo português natural do concelho vizinho de Valença.

As Jornadas Teotonianas são promovidas pelo Arciprestado de Monção. Contam com apoio da Câmara Municipal local

Últimas