PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Jorge Mirganda vai estar em Caminha no próximo sábado

18 Abril, 2016 - 09:30

152

0

‘O “pai” da Constituição, como é por vezes chamado, tem um curriculum excecional, sendo autor de mais de duas centenas e meia de publicações, entre monografias, manuais, lições policopiadas e artigos científicos.

O Município de Caminha preparou um conjunto de iniciativas para celebrar os 42 anos de Abril. Durante quatro dias, o concelho vai receber personalidades da Democracia, como é o caso do professor e constitucionalista Jorge Miranda, mas vai também viver momentos de exceção a nível cultural, como será certamente o espetáculo de apresentação do Cancioneiro do Concelho de Caminha. Estes são apenas dois exemplos, mas há propostas para todos e todos são convidados a participar na Festa da Democracia, que recorda não apenas a Revolução, mas também celebra os 40 anos da Constituição da República Portuguesa.
O professor Jorge Miranda aceitou o convite do Município de Caminha e vai estar nos Paços do Concelho no próximo sábado, dia 23, para uma conferência sobre os “40 Anos da Constituição da República Portuguesa”, ao lado do antigo deputado Roleira Marinho.
O “pai” da Constituição, como é por vezes chamado, tem um curriculum excecional, sendo autor de mais de duas centenas e meia de publicações, entre monografias, manuais, lições policopiadas e artigos científicos.
Mas foi enquanto deputado à Assembleia Constituinte (1975-1976), quando Jorge Miranda teve um papel importante na construção da Lei Fundamental, a Constituição da República Portuguesa de 1976.
Considerado especialista na área do Direito Constitucional, colaborou também na elaboração das Constituições de São Tomé e Príncipe (1990), de Moçambique (1990), da Guiné-Bissau (1991) e de Timor-Leste (2001).
Uma estreia absoluta, ainda no sábado, dia 23, marcará também as comemorações deste ano – um grande espetáculo, totalmente original e envolvendo dezenas de músicos e artistas caminhenses. O Cancioneiro de Caminha foi construído ao longo do último ano e inclui 14 músicas, criadas para cada uma das freguesias do concelho.
O programa, porém, tem início no dia anterior, sexta-feira, com um Curso Breve de Cidadania Local, onde será abordado o tema “Poder Local Democrático – Educação para a Cidadania Democrática e os Direitos Humanos”.
Na programação de domingo, dia 24 de abril, destaca-se a inauguração da exposição “Livros Proibidos”, sobre os livros proibidos pela Ditadura, realizada em colaboração com a Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto.
Ao final da tarde, um colóquio abordará a questão “Liberdade de Expressão na Literatura”, com a participação de Henrique Barreto Nunes, Francisco Duarte Mangas e César Príncipe.
Segunda-feira, dia 25 de abril, o programa é mais institucional, salientando-se a Cerimónia Protocolar da Assembleia Municipal, que terá lugar a partir das 11h00, no Valadares, Teatro Municipal.

[Fotografia: Direitos Reservados]

Últimas