PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Jorge Mendes: “Valença orgulha-se de ser Portugal. Honra-se de ser Europa”

19 Fevereiro, 2019 - 20:29

188

0

“Os últimos anos têm demonstrado que queremos ser um Município aberto e ao futuro”. De olhos postos num salão da Junta de Freguesia de Ganfei completamente cheio, o presidente da […]

“Os últimos anos têm demonstrado que queremos ser um Município aberto e ao futuro”. De olhos postos num salão da Junta de Freguesia de Ganfei completamente cheio, o presidente da Câmara de Valença lembrou um Município que “tem seguido os bons caminhos desenvolvimento humano” e deu como exemplo os Caminhos de Santiago. Mais de 81 mil peregrinos de Santiago passaram por Valença e Tui em 2018.

Em dia de Feriado Municipal, o autarca valenciano enalteceu um Município que se “orgulha de São Teotónio”, mas que quer uma Fortaleza reconhecida como Património Cultural da Humanidade. “Este é um Município que trabalha para responder às expetativas de todos, em especial dos mais necessitados. Valença orgulha-se de ser Portugal.  Honra-se de ser Europa”, prosseguiu perante um público onde marcaram presença vários deputados na Assembleia da República. 

“Este é um município que tem posição sobre a descentralização. É necessária e urgente”, considera Jorge Mendes. E deixou o recado. “Mas que não seja apenas de transferir responsabilidades e encargos para as autarquias sem transferir os respetivos meios financeiros”.

O presidente da Câmara sublinhou ainda que Valença procura “realizar de forma inteligente os investimentos mais necessários”. Exemplificou com os trabalhos que arrancaram na Escola Secundária, que somam um investimento superior a 3 milhões de euros. “A Educação é o elemento mais seguro do desenvolvimento humano e da mudança”.

Durante esta cerimónia, refira-se,  foram homenageados os investigadores Joana Moscoso e Carlos Filipe Pereira; José Braga, presidente e co-fundador da Liga dos Amigos do Concelho de Valença em Lisboa e o empresário Luís Videira, do restaurante A Valenciana, em Lisboa e da Quinta da Valenciana no Seixal.

São Teotónio nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

 

PUB

 

Últimas