PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
Galiza

Jorge Mendes: “A nova Ponte Internacional é uma alavanca fundamental para o Minho e Galiza”

19 Julho, 2018 - 13:56

268

0

A Ponte Internacional Valença/Tui “é um dos principais elementos responsáveis pela crescente industrialização de Valença nos últimos anos”. O apontamento foi deixado à Rádio Vale do Minho pelo presidente da […]

A Ponte Internacional Valença/Tui “é um dos principais elementos responsáveis pela crescente industrialização de Valença nos últimos anos”. O apontamento foi deixado à Rádio Vale do Minho pelo presidente da Câmara local, Jorge Mendes, no dia em que se assinalam os 25 anos daquela estrutura.

Inaugurada a 19 de julho de 1993, esta ponte assume-se hoje como uma das das mais importantes travessias na Península Ibérica. “É o grande ponto que liga o Norte de Portugal e a Galiza. Só nesta ponte passam diariamente 20 mil veículos! São números que constituem uma grande marca da fronteira que liga Valença a Tui”, referiu o autarca social-democrata. “Nem quero imaginar o que seria Valença hoje se apenas tivéssemos a ponte centenária. A nova ponte veio constituir uma alavanca fundamental para este interface diário entre os dois lados do rio”, continuou Jorge Mendes. “Possibilita, por exemplo, que o Grupo PSA [ligado ao ramo automóvel e com instalações em Valença] continue a ser a grande fábrica da Euro-região Galiza/Norte de Portugal”.

Com 380 metros de comprimento, esta ponte apresenta um vão central de 170 metros. O tabuleiro é apoiado em 8 pilares com 26 metros de altura. As fundações dos pilares são constituídas por 48 estacas de 2 metros de secção. O tabuleiro tem uma altura variável entre 4,5 metros nos encontros e 9 metros nos pilares.

 

PUB

Últimas