PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Jorge Mendes aguarda "sim" da Comissão Europeia para estar presente na cerimónia da assinatura do acordo para a Eurocidade

2 Novembro, 2011 - 08:42

186

0

Prevista para o mês de Outubro, a assinatura do acordo formal para a constituição da eurocidade Valença/Tui aguarda apenas a confirmação de um representante da Comissão Europeia para tornar a cerimónia ainda mais "importante".

Prevista para o mês de Outubro, a assinatura do acordo formal para a constituição da eurocidade Valença/Tui aguarda apenas a confirmação de um representante da Comissão Europeia para tornar a cerimónia ainda mais "importante". A garantia foi dada pelo autarca de Valença, que revelou já ter endereçado um convite a Bruxelas, para o qual ainda não obteve resposta "devido aos problemas que se prendem com a actual conjuntura económica que assola toda a zona Euro".
No entanto, e apesar deste impasse, Jorge Mendes prevê que até ao final do ano o documento possa tornar-se oficial, até porque no Orçamento Municipal para 2012 vai constar uma verba para Piscina de Valença, financiada pela Junta da Galiza.

Aguarda-se pela formalização da Eurocidade Valença-Tui até ao final do ano, pendente da presença de um representante da Comissão Europeia na cerimónia. O autarca diz aguardar mais duas semanas, caso contrário avança para a marcação de uma data. Na prática, este protocolo permitirá a gestão conjunta de equipamentos, bem como o seu financiamento. A avançar no imediato está o caso da piscina municipal de Valença, em que mais de 60 por cento dos 1700 utilizadores mensais são galegos. Depois seriam os bombeiros voluntários de Valença , do lado português, o interesse vai para o Conservatório de Música de Tui, frequentado por dezenas de jovens valencianos.
A gestão destas "contas" será feita precisamente através da utilização do cartão de cidadão da eurocidade, cujo lançamento deverá acontecer no início de 2012.
Esta será a segunda eurocidade entre Portugal e Espanha, envolvendo mais de 20 mil habitantesm, depois de Chaves e Verín.

Últimas