PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Jorge Fão questiona Miguel Macedo sobre atrasos na requalificação do Comando Distrital da PSP

4 Novembro, 2013 - 09:22

127

0

O edifício onde se encontra instalada a esquadra de Viana do Castelo apresenta sinais “evidentes” de degradação do estado de conservação da sua estrutura, bem como deterioração e desgastes de alguns espaços e instalações no interior do edifício.

Para quando as obras de recuperação do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo. Esta é a mais recente preocupação levantada pelo deputado socialista Jorge Fão e para a qual solicitou uma resposta do Ministro da Administração Interna.

O edifício onde se encontra instalada a esquadra de Viana do Castelo apresenta sinais “evidentes” de degradação do estado de conservação da sua estrutura, bem como deterioração e desgastes de alguns espaços e instalações no interior do edifício.

Jorge Fão lembra que a Direção Nacional da PSP e a Direção Geral de Infraesruturas e Equipamentos da Polícia têm “plena consciência e conhecimento de pormenor desta situação”.

Em 2012, os dirigentes afirmarem, aquando da participação na cerimónia comemorativa do 136º aniversário do Comando Distrital de Viana do Castelo que, ainda naquele ano, seria lançado um concurso para a realização de obras de restauro e que as mesmas teriam lugar em 2013, o que na prática não se verificou.

Em Maio do corrente ano, o Ministro da Administração Interna, no final de uma reunião de trabalho realizada nas instalações daquele Comando, reconheceu publicamente a urgência da intervenção e assumiu, nessa altura, o compromisso da execução, pelo menos de uma 1ª fase desta empreitada até final de 2013.

Como se aproxima a data, e não se conhecem previsões para o início dos trabalhos, o deputado eleito pelo Alto Minho enviou uma pergunta à tutela de forma a pressionar para esta matéria.

Quer saber que tipo de obras de restauro e conservação estão previstas realizar, quando é que vai ser efetivamente lançado o concurso desta empreitada, se as obras serão executadas de uma única vez ou divididas em várias fases e se o projeto e memória descritiva das obras de recuperação deste Comando contemplam ou não obras de remodelação dos espaços das esquadras de trânsito e de intervenção e fiscalização e policiamento.

Jorge Fão sublinha o serviço que a PSP desenvolve, de forma a garantir a ordem pública, a segurança e a tranquilidade da população sob a sua proteção, promovendo a defesa dos direitos dos cidadãos.

Para o socialista, a quantidade e qualificação dos efetivos de que dispõe cada comando e respetivas esquadras, a qualidade do parque de viaturas, o conforto e segurança do fardamento, a modernidade dos instrumentos de fiscalização e controlo, a operacionalidade do armamento e o estado de conservação dos edifícios onde estão instalados os serviços são fatores que se revestem da maior importância para reforçar a motivação, eficiência e prontidão dos agentes, bem como para credibilizar e dignificar os corpos de polícia perante a opinião pública e as comunidades das quais estão ao serviço.

A Polícia de Segurança Pública no Alto Minho está instalada em duas esquadras, desenvolvendo a sua missão em algumas áreas dos concelhos de Ponte de Lima e Viana do Castelo, velando pela segurança de perto de 42.000 cidadãos residentes naqueles territórios.

Últimas