PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Jorge Fão questiona critérios utilizados para encerramento dos CNO’s do Vale do Lima

14 Fevereiro, 2012 - 09:41

133

0

O deputado socialista eleito pelo Alto Minho, Jorge Fão, acaba de remeter um pedido de esclarecimento ao Ministério da Educação e Ciência sobre o encerramento de alguns Centros de Novas Oportunidades na região.

O deputado socialista eleito pelo Alto Minho, Jorge Fão, acaba de remeter um pedido de esclarecimento ao Ministério da Educação e Ciência sobre o encerramento de alguns Centros de Novas Oportunidades na região.

No distrito de Viana do Castelo existem 13 estruturas. Para além do CNO do IEFP de Viana do Castelo, que já se encontrava com as funções suspensas deste o inicio de Janeiro, no passado dia 01 de Fevereiro, mais oito Centros de Novas Oportunidades do distrito, todos na área do Vale do Lima, receberam um email endereçado pela ANQ dando conta da “intenção de indeferimento” da candidatura.

Jorge Fão quer saber quais foram os critérios utilizados e porque razão se encerram todos os Centros existentes no Vale do Lima. Por outro lado, pretende justificações deste desequilíbrio da cobertura territorial do distrito com CNO’s.

Não obstante, o deputado socialista questiona sobre as alternativas propostas aos cerca de 2000 adultos que neles se encontram a desenvolver os seus processos de avaliação para que lhes seja permitido concluírem a sua certificação.

O programa Novas Oportunidades criado em 2005 está a sofrer uma remodelação nas mãos deste novo executivo social-democrata. Jorge Fão, deputado socialista eleito pelo Alto Minho critica o atual Governo que começou por anunciar o desenvolvimento de um processo de avaliação do programa e dos seus resultados com vista à sua melhoria, “e a única ação digna de registo que até à data concretizou foi o sucessivo encerramento de Centros de Novas Oportunidades, sem qualquer informação sobre as verdadeiras motivações subjacentes a estas decisões”.

Jorge Fão lembra que este programa tem contribuído de forma significativa para a qualificação e o aumento dos níveis médios de escolaridade de jovens e adultos em Portugal, facto que considera ter sido decisivo, nos últimos anos, para a promoção da coesão social e para estimular o mercado de trabalho.

Agora, questiona os critérios evocados para o encerramento dos CNO’s do Vale do Lima, e as alternativas para as consequências que daí advêm.

Últimas