PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

João Carvalho: ‘Descobre-me lá um telemóvel’

17 Agosto, 2016 - 11:46

249

0

Fundador do Festival de Paredes de Coura orgulha-se de ‘um festival de alegria e de afetos’.

“Descobre-me lá um telemóvel”. Este foi o desafio lançado por João Carvalho, um dos fundadores do Festival de Paredes de Coura, a um amigo com quem passeava à beira-rio, na praia fluvial do Taboão, recinto do festival. A história foi contada esta terça-feira pelo próprio responsável, durante o bloco informativo «21ª hora» na Tvi 24. “A verdade é que não está ninguém ao telemóvel. As pessoas estão a ler, estão a jogar às cartas, estão a conversar…”, apontou. “Este não é o festival da ‘selfie’, do festivaleiro mais fútil que vem para se mostrar. As pessoas vêm para descansar e para usufruir da natureza”.
João Carvalho, também diretor da Ritmos, empresa promotora do evento, faz parte do grupo dos quatro amigos que em 1993 decidiram criar um evento que seria mais tarde considerado pela revista Rolling Stone um dos cinco melhores festivais da Europa. “O que se pode esperar [desta 24ª edição] é um festival de alegria. Este é o festival dos afetos, onde as pessoas vêm pela música. Vêm também pelo convívio, onde as pessoas sabem também que vão ter ótimas condições”, disse o diretor da Ritmos que apontou de seguida algumas das valências que o espaço proporciona aos campistas. “Não é fácil ter um campismo com chuveiros ondem podem encontrar-se secadores de cabelo, espelhos, casas-de-banho com ligação à rede de esgoto e constantemente desinfetadas. É um campismo ‘de luxo’, por muito que eu não goste da palavra”, descreveu João Carvalho, com uma gargalhada.
Já sobre o cartaz deste ano, o diretor do evento sublinhou que “este é um festival de tendências onde descobrimos bandas e antecipamos o sucesso de muitas delas. Este ano destaco, por exemplo, os «Whitney» [atuam esta quinta-feira] que são uma banda que garantidamente vai estar no próximo ano nos principais palcos dos festivais por esse mundo fora”. Inevitavelmente, João Carvalho apontou também os LCD Soundsystem [atuam também esta quinta-feira] que “são o principal cabeça de cartaz de todos os festivais deste ano. Ao incluirem o festival de Paredes de Coura numa digressão que tem apenas meia dúzia de datas, diz bem a dimensão que o festival ganhou internacionalmente. Não só junto do público mas também junto dos artistas”, concluiu.
O Festival Vodafone Paredes de Coura arranca esta quarta-feira. Vai prolongar-se até ao próximo sábado, dia 20. Pelo palco, vão passar nomes como LCD Soundsystem, Unknown Mortal Orchestra, Minor Victories e Chvrches, entre outros.

[Fotografia: Screen TVi 24]

Últimas