PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Ponte de Lima

“Jardins P´ra Comer” pretendem chamar atenção para gastronomia local e mundo rural

23 Maio, 2012 - 09:52

176

0

O Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, preside, sexta-feira, à abertura oficial da 8ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima.

O Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, preside, sexta-feira, à abertura oficial da 8ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima. Um evento que se prolonga durante cinco meses.

O tema “Jardins P´ra Comer” despertou a imaginação e interesse de 49 candidatos de oito países, que apresentaram verdadeiras obras de arte, alusivas às mais variadas áreas, desde jardins-horta, canteiros aromáticos, a roda dos alimentos, enfim um sem inúmero de ideias e projetos, cheios de cor e muita imaginação, a convidar o visitante a uma reflexão, ou a experimentar novos sabores.

O autarca local explica que o tema desta edição visa divulgar a gastronomia limiana como referência a nível nacional e internacional, valorizar os recursos endógenos e, numa altura de crise, promover uma reflexão mais profunda sobre a importância do mundo rural e da agricultura.

Vitor Mendes destaca que este evento, pela sua inovação na ideia e no conceito, é um dos mais ambiciosos projetos implementados pelo município de Ponte de Lima, distinguindo-se pela sua dimensão e singularidade.

Ao longo das últimas edições, o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima já se contabilizaram cerca de 600 mil visitantes.

A visita à edição deste ano apresenta várias propostas. De Portugal são cinco, “A Fachada”, Big Taste Wheel Labyrinth”, “+ Zoom – uma realidade aumentada”, “Honey Scape” e “Fábrica de Paisagem”. Há dois candidatos de Espanha, com o “Jardim Plástico” e “A Dispensa de Tomate”; dois da Áustria, o “Estou a adorá-lo” e o Jardim Radiante” (Jardim mais votado em 2011); de Itália, “O Ninho”; “Jardim da Abundância” da Irlanda; e o “Saboreie a Subida” da Dinamarca.

À semelhança das edições anteriores foi escolhida uma figura pública, desta vez de renome internacional, para se associar ao evento, promovendo e divulgando assim o Festival Internacional de Jardins além fronteiras. A escolha da Personalidade Nacional de Honra recaiu sobre o mágico Luís de Matos, presente, sexta-feira, com o espetáculo “Magia Naturalis”.

A cerimónia de abertura oficial da 8ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima tem lugar, esta sexta-feira, pelas 17h00, e será presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo.

Até 31 de Outubro delicie-se com o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima.

Últimas