PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Ponte de Lima

Jardins: Município promove curso de Verão para estimular debate público sobre a sua importância

26 Julho, 2012 - 10:31

376

0

Esta formação decorre de 26 a 31 de Agosto e pretende, sobretudo, “reflectir sobre a viabilidade dos jardins, reconhecidos pelo seu valor histórico e cultural”.

O município de Ponte de Lima e a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Lima (ADRIL) promovem um curso de Verão tendo como temática “Estudos Gerais sobre o Jardim – Jardins de Ontem, Jardins de Hoje”.

Esta formação decorre de 26 a 31 de Agosto e pretende, sobretudo, “reflectir sobre a viabilidade dos jardins, reconhecidos pelo seu valor histórico e cultural”. Visa, ainda, “compreender os contextos em que se integram” e “estimular o debate e a participação pública” sobre o assunto.

Contactado o responsável da ADRIL, Francisco Calheiros, explica que este curso surge em prol da criação de uma “dinâmica” em torno dos jardins, não esquecendo que o município está fortemente ligado à temática.

Ponte de Lima promove anualmente o Festival Internacional de Jardins bem como o Concurso “Ponte de Lima Jardins, Arte e Inovação”. Com estes projectos, o município alto-minhoto adoptou a imagem de marca: Ponte de Lima, a “Vila Mais Florida”.

Este curso de Verão sobre jardins destina-se a estudantes e professores ligados à arquitectura paisagística e histórica, bem como à história da arte e arqueologia.

Na iniciativa podem, ainda, concorrer proprietários e gestores de imóveis que integrem jardins com valor histórico e cultural, incluindo membros de associações de defesa do património ou ambiente.

O programa curricular inclui, além do estudo de um conjunto de temas, visitas a vários locais emblemáticos, entre os quais o Centro Histórico de Ponte de Lima, o Parque Temático do Arnado, o Festival Internacional de Jardins, o Mosteiro de Tibães e a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.

O curso decorre de 26 a 31 de Agosto para um máximo de 20 participantes. As inscrições estão abertas até ao próximo dia 11 de Agosto e podem ser efectuadas junto da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Lima.

A formação tem, ainda, a colaboração da Universidade do Porto.

Últimas