PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Já se passa na maior infraestrutura de sempre realizada por Viana

20 Agosto, 2026 - 15:12

190

0

Tem 1,95 quilómetros.

Entrou em funcionamento esta quinta-feira, durante a manhã, a nova ponte sobre o rio Lima, em Viana do Caselo.

 

É a maior infraestrutura alguma vez realizada pela autarquia vianense. Um investimento de 21,5 milhões de euros financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

Esta abertura simbólica de “um sonho” com “um poder transformador”, nas palavras do Presidente da Câmara, aconteceu no feriado municipal que celebra a devoção máxima à padroeira dos pescadores.

 

Antes da abertura desta quarta travessia sobre o Rio Lima, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recordou que, em 2021, esta nova ponte “era um sonho que fazia parte de uma estratégia prevista em PDM desde 2008”.

 

“Esta é uma obra única, a maior obra de sempre da responsabilidade do Município de Viana do Castelo, construída num tempo recorde”, considerou o autarca, agradecendo a todos aqueles que permitiram passar do sonho à realidade “em prol de um bem comum”.

 

“Todos os sacrifícios valeram a pena e, por isso, estou certo que, hoje, todos sentem o sucesso”, afirmou, recordando que este foi “um processo complexo, difícil e de aprendizagem” que agora foi concluído “com todo o rigor técnico e no rigor da utilização do bem público”.

 

 

[crédito fotografia: Município Viana do Castelo]

 

 

Recorde-se que a nova Travessia sobre o Rio Lima tem cerca de 1,95 quilómetros e liga a Estrada Nacional (EN 203), em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, assumindo-se como uma infraestrutura absolutamente necessária para a conectividade do concelho porque une parques empresariais e apoia os agentes económicos.

 

A “Nova Travessia do Rio Lima entre E.N.203 – Deocriste e a E.N. 202 – Nogueira” inicia junto ao campo de futebol da Torre, tendo exigido a reformulação da interceção giratória de acesso à área de localização empresarial de Nogueira e à autoestrada A27, no sentido Viana do Castelo-Ponte de Lima.

 

Termina na interceção giratória da EN 203, zona industrial de Deocriste, junto à empresa de produção de papel DS Smith (antiga Portucel), permitindo desviar o tráfego de viaturas pesadas das estradas nacionais que têm sofrido com o aumento de tráfego provocado pela crescente atividade industrial deste complexo.

 

Esta nova via permitirá sobretudo que as empresas situadas nas áreas de localização empresarial abrangidas pela nova travessia possam aumentar a sua capacidade expansionista com os novos investimentos previstos.

 

A travessia desenvolveu-se na maior parte do percurso em tabuleiro de betão pré-esforçado, numa estrutura que permitiu minimizar os impactos na galeria ripícola e habitats incluídos na Rede Natura 2000.

 

Este investimento cirúrgico representa uma aposta em fatores de competitividade que vão permitir desenvolver a atividade económica de Viana do Castelo, apoiar as empresas locais e facilitar a mobilidade de todos os vianenses, juntando-se à construção da nova Via do Vale do Neiva, também financiada pelo PRR.

 

 

 

[crédito fotografia: Município Viana do Castelo]