A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorreu às redes sociais para deixar um alerta à população sobre a limpeza dos terrenos florestais e agrícolas.
“Decorre até 30 de abril, o prazo para limpeza dos terrenos numa faixa de 50 metros à volta das casas e de 100 metros à volta dos aglomerados populacionais”, escreve numa publicação na sua página de Facebook.
A autoridade acrescenta que “o objetivo é prevenir incêndios rurais, bem como evitar a sua propagação“.
“Pela sua família, pela sua casa, pela sua aldeia, por si, por todos cumpra as normas de limpeza de mato”, alerta a ANEPC.
De recordar que a GNR iniciou a 1 de fevereiro a Campanha Floresta Segura 2025, que decorrerá até 30 de novembro, com o objetivo de executar ações de sensibilização e monitorização, fiscalização, vigilância e deteção de incêndios rurais, investigação de causas e os crimes de incêndio florestal.
A campanha inclui ações de prevenção e sensibilização, em coordenação e articulação com outras entidades, nomeadamente a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), direcionada aos concelhos com mais de 100 ignições, bem como georreferenciação de incumprimento dos critérios de gestão de combustível.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já sinalizou este ano 7.192 terrenos para serem limpos no âmbito da Campanha Floresta Segura 2025, que visa a prevenção dos incêndios florestais.
De acordo com o jornal Observador, no Alto Minho foram sinalizados 267 terrenos.
Leiria é o distrito onde mais terrenos já foram sinalizados, com 1.878. Seguem-se Santarém, com 828, e Coimbra, com 610.
Comentários: 0
0
0