PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Já está em pé o mais extraordinário ‘pau’ de Monção – Veja as FOTOS

4 Junho, 2023 - 17:03

3614

0

Tradição.

Uma multidão marcou presença este domingo na envolvente do Mosteiro de Longos Vales, em Monção, para assistir a um dos rituais mais emblemáticos da freguesia e do próprio concelho: o levantamento do pau.

 

Um momento cuja origem se perde no tempo e que é extremamente acarinhado e participado pela população local. Assinala o arranque das festividades em honra de S. João Baptista, cujo ponto alto é no dia 24 de junho.

 

“É um momento que toda a gente gosta de celebrar. Significa o início das festividades em honra de São João, padroeiro da freguesia. Estão entre as festas mais concorridas do concelho e este ano esperamos ainda mais pessoas, dado que o dia 24 de junho coincide com um fim-de-semana”, explicou à Rádio Vale do Minho o Presidente da Junta de Longos Vales, Pedro Rodrigues.

 

O autarca, em conjunto com a população e com a ajuda de cordas entrelaçadas, ergueu o incrível mastro com cerca de 40 metros de altura.

 

“Nestas festas costumamos também acolher muitos emigrantes da freguesia. Sobretudo vindos de França. Este ano cá estaremos para os receber uma vez mais de braços abertos”, acrescentou com um sorriso.

 

 

 

 

Veja a galeria de fotos [cedidas à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

 

Programa prossegue a partir do dia 20 de junho

De acordo com o programa já divulgado, os festejos do padroeiro da freguesia prosseguem a partir de 20 de junho. 

 

Nos dias 20, 21 e 22 haverá música gravada a partir das 10h00. Às 19h30, Tríduo com Eucaristia e Sermão.

 

Para o dia 23 de junho, a partir das 23h30, está marcado o arraial de S. João abrilhantado pelo grupo Kalhambeke. Uma hora depois, a grande tirada de fogo de artifício.

 

No dia seguinte, Dia do Padroeiro, haverá Eucaristia Solene e Majestosa Procissão. Mais à noite, a festa continua com o grupo Os Implacáveis e DJ Pedro Pagodes.

 

O dia 25 de junho será dedicado à Música Popular. Pelo palco da festa vão passar o Grupo Folclórico Estrela dos Vales; o Grupo Os Magníficos; e o Grupo Folclórico Amigos de Longos Vales.

 

Os festejos da freguesia continuam depois no dia 8 de agosto, com o Dia do Emigrante, com Eucaristia e Sermão. A noite será animada pelo grupo Eclipse.

 

 

[Fotografias capa: Cedidas à Rádio Vale do Minho]

Tópicos:

#Tradição

Últimas