PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Valença

Já é mais barato comprar em Valença do que em Tui

10 Abril, 2023 - 14:09

5259

0

Economia.

Fica mais barato comprar em Valença do que no concelho galego vizinho de Tui. A garantia é dada esta segunda-feira pelo jornal Atlántico, que pegou na máquina de calcular e fez as contas para vários produtos.

 

Com a inflação a disparar no concelho de Tui e um pouco por toda a Galiza, o Atlántico debruçou-se sobre a Eurocidade.

 

Refere aquele jornal que, numa lista composta por arroz, ovos, óleo, pimentos, laranjas, morangos, leite, batatas, papel higiénico e champô, a quantia num supermercado de Tui, adquirindo produtos de marcas brancas e da forma mais económica possível, seria aproximadamente 26 euros.

 

Em Valença, a apenas cinco minutos de carro, o custo numa grande superfície seria de aproximadamente 22 euros, comprando produtos similares.

 

 

Diferença é ainda maior se forem marcas conhecidas

O Atlántico prossegue nas contas e conclui também que a diferença é mais acentuada se, no cesto de compras, forem introduzidos os mesmos produtos mas de marcas mais conhecidas.

 

Em Tui custaria um total de 33 euros, com acréscimo para óleos e champô, mas em Valença o preço rondaria os 27 euros.

 

Nos produtos, o azeite é o que mais marca a diferença. O preço médio de compra de uma garrafa de um litro é ligeiramente superior a 6 euros, enquanto em Valença a marca mais cara é ligeiramente superior a 5 euros.

 

Uma garrafa a um preço económico ronda os 5,99 euros, enquanto por menos de quatro euros consegue-se ouro líquido em Portugal.

 

Outro artigo que é mais caro em Espanha são os morangos, com um preço de 3,09 euros na embalagem de 500 gramas em Tui. Em Portugal, o preço é de 1,99 euros.

 

 

Mas há exceções…

Como não poderia deixar de ser, há também outros produtos mais caros em Valença do que em Tui. Os pimentos, por exemplo, custam 3,29 euros no lado português e 2,99 euros no outro lado, sendo um produto cujo valor aumentou muito em poucos meses devido à inflação.

 

Recorda o Atlántico que a inflação alimentar está, no entanto, a afetar mais Portugal do que Espanha. Está nos 20%, sendo o valor mais elevado desde maio de 1990.

 

A partir do próximo dia 16 de abril, vários produtos alimentares vão descer ao IVA 0%. A medida já entrou em vigor em Espanha, mas “sem muito sucesso”, descreve o jornal.


[Fotografia: DR]

Tópicos:

#Compras

Últimas