PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

Já conhece o ‘truque da folha’ para escapar aos radares? – Atenção! Pode sair caro

22 Outubro, 2023 - 14:39

2017

0

Método é arriscado. Pode sair caro aos infratores, sobretudo em Espanha.

Chamam-lhe truque da folha e, quem já aplicou, diz que funciona perfeitamente. Trata-se de um método eficaz para escapar aos radares em caso de excesso de velocidade.

 

No entanto, este método fica-se somente por aí: pelos radares. Às mãos das brigadas de trânsito, nunca escapa e a multa pode ser pesada. Muito pesada.

 

O esquema é simples: utilizar uma folha de árvore (natural ou artificial) e ocultar um dos dígitos das chapas de matrícula do automóvel. Na hora da fotografia, o radar não irá – portanto – conseguir lê-la na totalidade.

 

De acordo com o jornal El País, um condutor no Reino Unido decidiu há dias aplicar o método. Usou até uma folha natural. 

 

Excedeu a velocidade numa autoestrada onde o limite são 110 Km/h.

 

Para trás, os radares ficaram a ver navios. Porém, mais à frente, o automobilista foi convidado pela Polícia a encostar a viatura. 

 

As autoridades notaram de imediato os locais estratégicos onde as folhas tinham sido colocadas. Resultado? Em vez de ter recebido uma, o condutor recebeu duas multas: uma por excesso de velocidade e outra por ocultar parcialmente a matrícula da viatura.

 

 

 

 

 

Espanha com mão pesada: multa até seis mil euros e perda de seis pontos na carta

No país vizinho, este truque tornou-se viral no ano passado. O êxito foi de tal ordem que empresas chegaram até a fabricar ímanes em forma de folha de árvore para os condutores mais ousados colocarem nas matrículas.

 

O engenho era vendido a 12,99 euros.

 

 

[Fotografia: DR/Via El País]

 

 

A Polícia Nacional espanhola atuou de imediato e, nas redes sociais, divulgou um vídeo onde alertou os condutores para as consequências de serem apanhados a realizar esta habilidade: a multa poderia alcançar 6.000 euros e perda de seis pontos na carta de condução.

 

 

 

Nem mesmo o mais simples é eficaz

Mesmo sem recurso a folhas de plantas, também em Espanha, um condutor escondeu por 13 vezes a matrícula da sua moto com a mão enquanto passava por um radar em Barcelona.

 

O caso era já conhecido pelas autoridades catalãs (Mossos d’Esquadra), mas só agora o conseguiram apanhar.

 

Entre as zonas de Matadepera e Sabadell, o condutor infringiu os limites de velocidade 13 vezes… durante dois meses. As infrações ocorreram de 16 de março a 5 de maio.

 

Devido às imagens das câmaras de vigilância, as autoridades conseguiram apanhar o condutor, que foi multado em mais de 2.100 euros pelos excessos de velocidade. No entanto, as coimas não ficaram por aqui.

 

O motociclista foi também multado pelo ato de tapar a matrícula (1.040 euros) e por utilizar uma matrícula ilegal (200 euros).

 

 

 

 

Mas também há a versão James Bond

Para fazer frente aos radares fixos, surgiu também na Internet uma solução, obviamente ilegal, que cobre a matrícula do veículo, tanto na frente como na traseira, evitando a identificação do mesmo.

 

Tudo funciona de forma tão simples quanto fácil, podendo o condutor optar por revelar ou esconder a chapa de identificação do seu automóvel pela simples pressão de um botão e numa questão de dois segundos, com o sistema a funcionar remotamente.

 

 

 

 

 

E em Portugal?

Apurou a Rádio Vale do Minho junto de fonte da GNR que, atualmente, um condutor que seja apanhado a utilizar este tipo de engenhos fica sujeito a uma multa entre os 120 e os 600 euros. 

 

 

 

[Fotografia capa: DR/Via El País]

Últimas