PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

IX Dancerveira aposta na dinamização do tango

27 Junho, 2013 - 09:36

151

0

Para além de workshops, espetáculos noturnos, a atividade dançando com a água e aulas livres, o programa de 2013 deste festival destaca-se por um forte predomínio do tango.

Está aí aquele que é considerado o maior evento de dança da Península Ibérica. Até domingo, Vila Nova de Cerveira acolhe a IX edição do Dancerveira, numa organização da Adeixa – Associação de Dança do Eixo Atlântico que conta com o apoio da Câmara Municipal.

Para além de workshops, espetáculos noturnos, a atividade dançando com a água e aulas livres, o programa de 2013 deste festival destaca-se por um forte predomínio do tango.

A obra “Um tango para começar”, é uma das novidades desta edição, uma coreografia que combina duas modalidades de dança e estilos musicais, tango e jazz, cujas origens históricas são populares e negras, mas que, ao longo dos anos, se distinguiram e evoluíram em diferentes sentidos.

Os bailarinos que vão interpretar “Um tango para começar” pertencem à Caetano Companhia de Dança – CCDD, um grupo oriundo da cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Sob direção artística e coreográfica de Thiago Caetano, a companhia tem como preocupação inovar e atualizar as suas técnicas e testar novas possibilidades com o corpo.

A diretora artística, Liana Fortuna Rigon, explica que o evento está a ganhar uma grande dimensão, confirmando a presença de particpantes vindos de Lisboa e de Madrid, além das habituais presenças do Porto e da vizinha Galiza.

O formato continua a ser multifacetado e transversal a todas as idades. As manhãs são mais dedicadas a ações de formação, a parte da tarde mais espetáulos de rua dando primazia à interação com o público, e à noite sobem ao palco mais de 40 coerografias com distintas técnicas de dança, a cargo das escolas participantes e companhias de dança profissionais.

O Dancerveira está assim atingir uma década e, com uma média diária de mil pessoas a ver os espetáculos, Liana Fortuna Rigon garante que este evento já faz parte da programação cultural anual do país e de Espanha.

Os workshops vão decorrer nos dias 28, 29 e 30, a partir das 09h00. Os temas serão Lyrical Jazz, Jazz Musical, Jazz, Contemporâneo e Hip Hop.

Os espetáculos noturnos têm lugar no Auditório Municipal, em horários diferenciados, durante os quatro dias.

As aulas livres terão lugar na sexta-feira e no sábado, pelas 16h00, também no Parque de Lazer do Castelinho.

Últimas