PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Eurocidade Valença/Tui

IV Cavalgata Internacional de Reis conta com centenas de figurantes

3 Janeiro, 2013 - 08:20

86

0

O facto de este ano ser um sábado, levou a autarquia valenciana a reforçar a divulgação, no sentido de atrair mais pessoas.

Pelo quarto ano consecutivo, as cidades transfronteiriças de Valença e Tui promovem, sábado, a Cavalgata Internacional de Reis, com saída dos Bombeiros Voluntários.

Trata-se de uma tradição que vem da cidade espanhola e que, este ano, vai contar com a presença de todas as paróquias de Tui, além da participação de duas associações valencianas, a Escola de Música de São Pedro da Torre e a Luar do Minho, além dos Bombeiros Voluntários, totalizando 16 carros alegóricos.

O facto de este ano ser um sábado, levou a autarquia valenciana a reforçar a divulgação, no sentido de atrair mais pessoas.

O vereador da cultura do executivo de Valença, José Temporão Monte, recorda que esta iniciativa só mostra as relações e potencialidades conjuntas destas duas cidades transfronteiriças.

A Cavalgata contará com as carruagens reais, dos Reis Magos e dos pajens, bem como de representação dos ofícios tradicionais como os ferreiros, os carpinteiros e os pescadores e será escoltada pelas forças policiais portuguesas e espanholas e integrarão ainda, como é de tradição, os Bombeiros Voluntários de Valença, uma ambulância, e elementos da Protecção Civil de Tui.

Os Reis do Oriente vão oferecer mais de 1500 quilos de caramelos sem glutém, assim como milhares de balões. No final do percurso, na Corredoura, será lida uma mensagem, enquanto Melchior, Gaspar e Baltasar farão a oferta ao Menino Jesus de Ouro, Incenso e Mirra. Após a oferta, os mais pequenos poderão subir ao palco real e saudar os Reis Magos.

A Cavalgata Internacional dos Reis é mais uma iniciativa conjunta de Valença com o município de Tui, no âmbito da Eurocidade.

O “cortejo” sai para a rua pelas 16h00.

Últimas