PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Isto é uma aurora boreal… na Galiza!

14 Novembro, 2023 - 15:34

557

0

Fenómeno raro nestas latitudes.

O fenómeno foi captado pela lente de Fran Pita Vergara. Está a ser amplamento divulgado por vários portais meteorológicos ibéricos, entre os quais a TV Galicia e o Meteo Trás os Montes – Portugal.

 

Na imagem, segundo o autor da fotografia, é possível observar-se aquilo que são “restos” de auroras boreais em pleno Cabo Ortegal, na Corunha, no norte da Galiza.

 

A habitual luz que lhe é tão caraterística não é tão intensa. No entanto, não deixa de ser supreendente o avistamento de um fenómeno mais associado a países nórdicos do que propriamente à Península Ibérica.

 

Trata-se de um fenómeno ótico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.

 

Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal (nome batizado por Galileu Galilei em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer, Aurora, e Bóreas, deus grego, representante dos ventos nortes).

 

 

[Fotografia: Fran Pita Vergara]

Últimas