PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

“Irmandade” entre Valença e Tui no papel sob olhar de várias entidades dos dois lados da fronteira

10 Fevereiro, 2012 - 08:22

160

0

A Câmara Municipal de Valença e o concelho de Tui formalizam, esta sexta-feira, a constituição da Eurocidade, culminado um processo ansiado há já algum tempo.

A Câmara Municipal de Valença e o concelho de Tui formalizam, esta sexta-feira, a constituição da Eurocidade, culminado um processo ansiado há já algum tempo.

A Eurocidade corresponde ao território dos municípios de Valença e Tui, abrangendo 35 mil pessoas que passam a estar unidas, apesar da separação física feita pelo rio Minho e pela fronteira.

O ato contará com a presença do presidente da Câmara de Valença, o Alcaide de Tui, o presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte, o representante da Comunidade de Trabalho Norte de Portugal – Galicia e ainda o presidente do Governo Regional da Galiza.

O autarca de Valença, Jorge Mendes, confirma que esta segunda Eurocidade entre Portugal e Espanha está a merecer um “grande entusiasmo” por parte do governo autónomo galego.

A gestão partilhada de equipamentos, como por exemplo a Piscina Municipal de Valença e o Conservatório de Musica de Tui, marcarão uma cooperação que já é efetiva nas mais diversas áreas de atuação dos dois municípios. Uma cooperação que já envolve efetivamente, também, as instituições, as coletividades, as empresas e as pessoas das duas cidades.

A Eurocidade Valença-Tui pretende ser um exemplo de cooperação na Península Ibérica e na Europa, avançando para novos modelos de relacionamento, de segunda geração, que pretendem potenciar as sinergias das duas cidades e demonstrar um novo modelo de cidadania europeia.

Este projeto, que conta com o apoio dos Governos de Portugal e da Galiza., é formalmente constituído, pelas 11h00, no edifício da Alfândega Cultural de Valença, que a RVM vai acompanhar a par e passo.

Últimas