PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Europa

Irlanda quer rotular vinho como “produto nocivo para a saúde”

30 Janeiro, 2023 - 15:24

464

1

Irlanda é o 23.º cliente de vinhos portugueses a nível global e o 12.º a nível comunitário.

A Irlanda faz intenções de rotular o vinho como produto nocivo para a saúde. Uma medida que, evidentemente, está a gerar preocupação em países exportadores como é o caso de Portugal.

 

De acordo com o Correio da Manhã, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, disse esta segunda-feira, em Bruxelas, que Portugal está a trabalhar juntamente com outros países no sentido de evitar esse cenário. 

Salientando não fazer sentido “esse nível de especulação através da rotulagem”, a ministra lembrou que o vinho, consumido com moderação, integra a dieta mediterrânica e “é um ativo muito importante” para a economia portuguesa.

 

Em causa está a decisão da Irlanda de incluir em todas as garrafas de bebidas alcoólicas uma etiqueta que alerte que o seu consumo é “nocivo para a saúde”, o que Portugal e outros Estados-membros contestam.

 

De acordo com os dados do executivo, em 2021, as exportações portuguesas de vinho para a Irlanda fixaram-se em 6,3 milhões de euros, um aumento de 39,5% face ao ano anterior.

 

A Irlanda é o 23.º cliente de vinhos portugueses a nível global e o 12.º a nível comunitário.

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas