PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

IPVC incentiva PME’s da área agroindustrial do Norte a investirem na eficiência energética

8 Fevereiro, 2012 - 09:50

158

0

O objetivo fundamental é caraterizar as unidades agroindustriais utilizadoras de frio e fomentar o desenvolvimento de soluções que promovam a melhoria da sua eficiência energética.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é parceiro no projeto INOVENERGY, no âmbito da Estratégia de Eficiência Energética do Cluster Agroindustrial do Centro e Norte, onde se pretende avaliar e promover a eficiência energética no sector agroalimentar, com destaque para os sistemas de frio.

O objetivo fundamental é caraterizar as unidades agroindustriais utilizadoras de frio e fomentar o desenvolvimento de soluções que promovam a melhoria da sua eficiência energética.

As atividades a desenvolver incluem o levantamento do conjunto de unidades agroindustriais da região do Centro e do Norte de Portugal. A análise da eficiência energética das empresas agroindustriais permitirá, não só caraterizar energeticamente o setor, mas também desenvolver ferramentas que possam ser utilizadas pelas empresas de modo a promover a melhoria da sua eficiência energética.

Alberta Araújo, coordenadora deste projeto ao nível do politécnico vianense, explica que a eficiência energética já é aplicada pelas grandes empresas, estando as pequenas e médias empresas mais atrasadas neste processo, muita vezes por culpa dos constrangimentos económicos subjacentes. No entanto, frisa que há interesse das empresas em poupar na fatura da energia, e em aderir a esta iniciativa.

O projeto INOVENERGY vai permitir aumentar a competitividade das empresas agroindustriais, entre soluções vantajosas, sem qualquer encargo.

Nesta primeira fase está a ser feito o contato com as empresas por toda região Norte do país, para depois, se a empresa estiver interessada, efetuar-se a medição em tempo real da distribuição dos consumos dos equipamentos que sejam grandes consumidores de energia, permitindo melhor caraterização e definição de medidas de eficência mais adequadas.

Últimas