PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

Inédito: P. Coura acolhe «TrEx-Training Exchanges» entre 18 e 24 de novembro

15 Novembro, 2017 - 02:48

549

0

Paredes de Coura acolhe de 18 a 24 de novembro o «TrEx – Training Exchanges». É a primeira vez que esta iniciativa se irá realizar no continente Europeu, cujo principal […]

Paredes de Coura acolhe de 18 a 24 de novembro o «TrEx – Training Exchanges». É a primeira vez que esta iniciativa se irá realizar no continente Europeu, cujo principal objetivo é debater o tema do uso do fogo como forma de gestão e prevenção de grandes incêndios florestais. São esperados cerca de 100 especialistas oriundos dos Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, Chile, Espanha e Portugal. Este encontro conta com a colaboração da organização “The Nature Conservancy”.

Esta iniciativa inédita, frequentemente realizada nos EUA, conta com nomes como Jeremy Bailey, da The Nature Conservancy (USA),  Christian Neil Berlinck, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio – Brasil), Rui Almeida, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Emanuel de Oliveira, analista de risco de incêndio e consultor da CIM Alto Minho, entre outros, que vão debruçar-se sobre temas como a ecologia do fogo, a organização e gestão de incidentes (ICS/IMT), bem como a gestão do fumo e dos seus impactos.

Visando aprofundar a formação dos técnicos, nacionais e estrangeiros, envolvidos no uso do fogo, os cerca de 100 especialistas, oriundos de Portugal, Espanha, Brasil, EUA e Canadá, estarão reunidos durante 7 dias em regime de internato, no CEIA, em plena Paisagem Protegida de Corno do Bico, para debater, trocar experiências e executar diversas queimas em ambientes e ecossistemas diversificados do Alto Minho. Estas ações de uso de fogo controlado, ou chamado “fogo frio”, estão já previstas nos planos de fogo controlado desenvolvidos pelos respetivos Gabinetes Técnicos Florestais de cada município que integra a CIM Alto Minho.

Alto Minho FIRECAMP 2017

Decorrerá ainda no mesmo período o Alto Minho FIRECAMP – o maior evento nacional dedicado ao estudo dos fogos florestais no contexto dos riscos e das alterações climáticas e que constitui um espaço de excelência, onde se juntam operacionais das diversas unidades de combate e prevenção, técnicos e responsáveis políticos de vários países, para o intercâmbio de conhecimentos e técnicas.

 

[Fotografia: Edição 2015 do «TrEx – Training Exchanges» realizada em Oregon, EUA / Direitos Reservados]

Últimas