PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Incubadora de Indústrias Criativas da Bienal arranca com 10 projetos

6 Julho, 2012 - 12:08

181

0

A Incubadora de Indústrias Criativas da Bienal de Vila Nova de Cerveira abre portas, esta sexta-feira, para estimular a criação de auto-emprego e de pequenos projectos criativos, bem como o investimento na expansão e modernização de negócios.

A Incubadora de Indústrias Criativas da Bienal de Vila Nova de Cerveira abre portas, esta sexta-feira, para estimular a criação de auto-emprego e de pequenos projectos criativos, bem como o investimento na expansão e modernização de negócios.

A Fundação Bienal de Cerveira vai acolher 25 jovens empreendedores criativos, com 10 projetos em áreas como escultura, audiovisual, design, artes performativas, arquitetura, artesanato, sendo um deles transfronteiriço.

Estes empreendendores beneficiam de um fundo criado pela Fundação da Bienal e pela Caixa Credito Agrícola de 250 mil euros para reforçar a importância da aposta nas indústrias criativas. A linha de crédito é dirigida a empreendedores de todo o norte do país e da Galiza.

No decorrer da cerimónia de abertura vão ser assinados os contratos de pré-incubação e ainda o protocolo entre a Fundação da Bienal e a Escola de Ciências Empresariais de Valença, que vai ficar a coordenar este processo.

O presidente da Câmara Municipal enaltece a importância desta Incubadora de Indústrias Criativas da Bienal de Vila Nova de Cerveira. No entanto, José Manuel Carpinteira sublinha que ainda se está na fase de pré-incubação, estando expectante para, no final dos seis meses, analisar que projetos tem condições para prosseguir para o terreno.

Entre Julho e Dezembro, os empreendedores participarão num programa de apoio ao empreendedorismo criativo, que conta, em termos de coordenação, com a cooperação da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE/IPVC).

A Incubadora de Indústrias Criativas Bienal de Cerveira insere-se na Estratégia de Eficiência Colectiva (EEC), Cluster das Indústrias Criativas na Região Norte, e corresponde a um dos pilares da renovação em curso de um projecto de sucesso, a Bienal de Cerveira.

Com 12 espaços criados junto ao fórum cultural da vila das artes, esta iniciativa resulta de um investimento de cerca de 300 mil euros.

A infra-estrutura integra seis oficinas, três gabinetes privados, um openspace, três oficinas de apoio à experimentação nas áreas da serigrafia, gravura, cerâmica e serralharia, uma sala de reuniões|formação, e um auditório|espaço expositivo. Os preços do aluguer destes espaços variam entre os 50 e os 350 euros.

A primeira convocatória do concurso para seleção de ideias e projetos terminou em 26 de Março e envolveu 20 projetos e 41 promotores do distrito de Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra e Setúbal e da região da Galiza, que apresentaram projetos nas áreas de Arquitetura, Design, Pintura, Escultura, Audiovisuais, Artesanato, entre outras.

Na qualidade de parceiros destacam-se a Escola Superior Gallaecia (ESG), a Escola Superior Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG/IPVC), o Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho (CEVAL), o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI) e o Oporto Laboratory of Architecture and Design (OPO’Lab). Este programa inclui workshops formativos nas áreas de marketing, gestão, finanças, desenvolvimento tecnológico e artístico, entre outras; coaching/mentoring e acções de networking.

A cerimónia de abertura está agendada para as 14h30.

Últimas