PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Monção
Valença

Imprensa galega encantada com esta Ecopista – “Espetacular passeio”, dizem

14 Setembro, 2022 - 12:44

2345

2

Turismo.

A Ecopista do Rio Minho, entre Monção e Valença, está a merecer rasgados elogios por parte da imprensa galega. Desta vez foi o jornal Quincemil, que apresenta este trajeto com cerca de 20 quilómetros, como sugestão para um “espetacular passeio” de fim de semana.

 

Sugere-se a bicicleta, embora também possa ser percorrido a pé.

 

A reportagem conta desde logo que esta ecopista foi construída sobre a antiga linha ferroviária que ligava Monção e Valença. O resultado, sublinha o Quincemil, foi uma via verde premiada tendo sido eleita uma das melhores da Europa em 2009 e em 2017. “O alto número de visitantes demonstra isso mesmo”, lê-se.

 

Durante o passeio, os visitantes podem deslumbrar-se ao longo das margens do rio Minho com miradouros, arvoredos e fontes. “Ao longo do trajeto, existem vários pontos de interesse, graças à boa sinalética existente ao longo do percurso. Em Monção, por exemplo, existe o Núcleo Museológico da Torre de Lapela”, destaca o jornal.

 

Mas há também as vinhas e as embarcações tradicionais, ou então as casas antigas em pedra. “Durante o percurso, também se passa pela localidade de Troporiz – ponto de encontro entre o rio Gadanha e o Minho – de grande beleza”.

 

 

Rankings colocam-na sempre no topo

A Ecopista do Minho, que liga Monção a Valença, está entre “as ecopistas mais bonitas de Portugal”. O ranking data de fevereiro deste ano e foi feito pelo Sapo Viagens.

 

O ramal ferroviário que ligava Valença a Monção foi desactivado há vários anos, sofrendo uma progressiva degradação pela ausência de utilização.

 

“Perante isto, os Municípios de Monção e Valença celebraram protocolos com a Refer para que, em 2004, abrisse ao público uma Ecopista destinada ao Cicloturismo e a passeios pedonais, o que fez desta via ecológica a segunda em Portugal a aproveitar antigas linhas ferroviárias – então desactivadas”, conforme refere o texto divulgado no portal ciclovia.pt.

 

“Uma via destinada ao uso público como forma privilegiada de circulação para o lazer, o desporto, actividades lúdicas e recreativas, culturais e, de protecção do meio ambiente. O objectivo da Ecopista do Rio Minho é contribuir para a promoção do desenvolvimento integrado da região, reunindo pontos de interesse histórico/culturais, o turismo, o recreio e o lazer, incentivando à conservação da natureza e valorização dos sistemas naturais existentes”, refere ainda o mesmo portal.

 

Para além desta Ecopista, estão também na lista, entre outras, a Ecopista do Vouga; a Ecopista do Montado; a Ecopista do Tâmega; a Ecopista do Corgo; a Ecopista do Dão; e a Ecopista do Sabor.

 

 

[Fotografia: Município Monção]

Últimas