PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

III Divisão: Desp. Monção arranca na Póvoa de Lanhoso e Melgacense nas Taipas

3 Agosto, 2012 - 08:02

166

0

Desp. Monção e Melgacense, os dois representantes Vale do Minho no Campeonato Nacional da III Divisão, iniciam a prova fora de portas, respetivamente em Póvoa de Lanhoso e Caldas das Taipas, perante Maria da Fonte e Clube Caçadores.

Desp. Monção e Melgacense, os dois representantes Vale do Minho no Campeonato Nacional da III Divisão, iniciam a prova fora de portas, respetivamente em Póvoa de Lanhoso e Caldas das Taipas, perante Maria da Fonte e Clube Caçadores, conforme ditou o sorteio realizado quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Futebol.

No que concerne ao embate entre ambos, tal acontecerá à 5ª jornada, no dia 14 de Outubro, jogando-se a primeira volta no Manuel Lima, com retribuição da visita dos monçanenses ao Centro de Estágios, no dia 27 de Janeiro.

Na jornada inaugural, o Vianense, por sua vez, desloca-se a Bragança, enquanto a outra equipa da Associação de Viana do Castelo, o Ponte da Barca receberá no seu reduto a equipa do Santa Maria.

No que concerne aos outros encontros em que intervêm equipas da Associação de Viana do Castelo, teremos logo à 3ª jornada, em 30 de Setembro, um Vianense/Desportivo de Monção, ao passo que o Ponte da Barca/Desportivo de Monção apenas terá lugar á penúltima jornada, a ocorrer em 9 de Dezembro.

No que respeita ao SC Melgacense, caberá receber o Vianense à 4ª jornada, em 7 de Outubro e ser também anfitrião do Ponte da Barca na derradeira jornada da primeira volta, que terá realização no dia 16 de Dezembro.

Por seu lado, o encontro entre Vianense e Ponte da Barca ficou marcado para a antepenúltima jornada, em 25 de Novembro.

A primeira jornada terá os seguintes encontros:
Bragança – Vianense
Maria Fonte – Desp. Monção
Taipas – Melgacense
Ponte Barca – Santa Maria
Ronfe – Esposende
Merelinense – Marinhas

Campeonato em extinção

O Campeonato Nacional da III Divisão vai ser extinto no final desta época. De acordo com a reformulação das provas nacionais, passará a existir, a partir de 2013/2014, um único campeonato nacional de seniores sob a égide da Federação.

Por isso, nesta época transitória, relativamente à III divisão nacional apenas dois (na melhor hipótese, três) clubes permanecerão nas provas nacionais, sendo que os restantes dez clubes serão despromovidos aos distritais.

A época, oficialmente, arrancará já no próximo dia 26 de Agosto, com a disputa da primeira eliminatória da Taça de Portugal, tendo o campeonato início uma semana depois, em 2 de Setembro, com término da primeira fase em 10 de Março, iniciando-se a segunda a 31 do mesmo mês, com conclusão prevista para 2 de Junho.

O sistema de campeonato é idêntico ao da época anterior, ou seja, uma primeira fase com doze equipas jogando entre si a duas voltas; uma segunda fase em que jogarão também a duas voltas, mas em duas séries de seis, em que os clubes partirão com metade dos pontos averbados na primeira fase.

Os seis primeiros jogarão para a subida, reservada aos dois primeiros (ou terceiro se for um dos três melhores de todas as séries), enquanto os restantes descerão aos distritais.

Os seis últimos classificados da primeira fase, já todos com destino de descida traçado, terão apenas uma motivação (se é que chega a ser motivação): os dois primeiros terão direito a jogar a Taça de Portugal na época seguinte.

Últimas