PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto
Destaques
Melgaço

Igor Moreira: “Queremos continuar a cimentar a qualidade do Alvarinho Trail”

28 Maio, 2018 - 07:57

257

0

Mais de 1400 atletas participaram este domingo na IV edição do Melgaço Alvarinho Trail (MAT). Um número que já está a impressionar não só a nível local como em todo […]

Mais de 1400 atletas participaram este domingo na IV edição do Melgaço Alvarinho Trail (MAT). Um número que já está a impressionar não só a nível local como em todo o país e até no mundo inteiro, dado que a prova ganha cada vez mais notoriedade além-fronteiras. “Desde a primeira edição que temos tido uma subida exponencial de participantes. Tem sido tudo feito de forma paulatina e com muito trabalho árduo. Queremos continuar a cimentar a qualidade do Alvarinho Trail em Melgaço. Temos condições de excelência, mas isso sempre com elevado espírito de humildade”, disse à Rádio Vale do Minho o diretor da prova, Igor Moreira.

Recorde-se que o MAT nasceu em 2015, numa iniciativa pioneira que tinha como objetivo aliar a prática desportiva ao contacto com a natureza e as populações locais, mas rapidamente superou todas as expectativas. A primeira edição contou com cerca de 250 atletas, a segunda com cerca de 300, e em 2017 o MAT triplicou o número de participantes, cerca de 900. Este ano, as inscrições apontavam para 1200. No final, a fasquia ultrapassou mais de 1400. Igor Moreira não cabia em si de contentamento. “O feedback que temos obtido é de que realmente positivo. Estão todos gratos a uma região de gente afável, mas quase todos dizem que este ano a prova está muito mais difícil”, continuou com uma gargalhada.

Repleta de atletas, a praça Hermenegildo Solheiro – mesmo em frente à Câmara Municipal – tornou-se num ponto onde eram faladas várias línguas. Desde o português, passando pelo galego até ao polaco e até ucraniano. “É acima de tudo uma grande festa! Esperamos que as pessoas continuem a acreditar no nosso trabalho. É fruto de uma equipa excelente e sem eles nada seria possível”, finalizou.

No total, realizaram-se quatro provas: um Ultra Trail de 49Km (inserida no Circuito Nacional de Ultra Trail Séries 100), um Trail Longo de 26Km (inserida no Circuito Nacional de Trail Séries 100), um Trail Curto de 17km e uma Caminhada de 13Km. A organização foi da Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer EM e da Solopisadas e contou com o apoio do Município de Melgaço, da Melgaço Radical, da ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, dos Bombeiros Voluntários de Melgaço, da Clínica de Medicina Desportiva Saúde Constante e da EPRAMI, e ainda com o patrocínio de diversas entidades.

 

 

PUB

 

Últimas