PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Idosos mostram

15 Fevereiro, 2011 - 15:29

254

0

O sistema de televigilância, pioneiro no concelho de Monção, está a ter algumas dificuldades na sua aplicação. O sistema, que partiu da iniciativa de quatro instituições de solidariedade social e que conta com o apoio financeiro da autarquia, foi pensado, numa fase inicial, para apoiar cerca de 80 idosos, mas até agora aderiram pouco mais de 20.

O sistema de televigilância, pioneiro no concelho de Monção, está a ter algumas dificuldades na sua aplicação. O sistema, que partiu da iniciativa de quatro instituições de solidariedade social e que conta com o apoio financeiro da autarquia, foi pensado, numa fase inicial, para apoiar cerca de 80 idosos, mas até agora aderiram pouco mais de 20. Ciente dessas dificuldades, o presidente da Câmara de Monção explica que é tudo uma questão de mentalidades. Os idosos não estão convencidos dos benefícios desse instrumento. José Emílio Moreira garante que a resistência por parte dos idosos passa, também, pelo facto de estes terem de pagar o equipamento, uma vez que este não é gratuito.
José Emilio Moreira sublinha que é preciso sensibilizar os idosos a aderir à televigilância, um trabalho que deverá ser feito, sobretudo, pela família. O autarca de Monção adianta que será ainda feita nova campanha de sensibilização, uma vez que há financiamento garantido. José Emílio Moreira deixa o alerta e sublinha que os idosos não têm consciência dos problemas que os podem afectar. Reitera, por isso, mais apoio da família e das próprias instituições particulares de solidariedade social.
Pioneiro na aplicação da televigilância aos idosos, o concelho de Monção mostra algumas dificuldades na sua aplicação. A falta de gratuitidade está a levar os idosos a não comprar o equipamento. De um objectivo inicial de 80 idosos, o telealarme só está acessível, para já, a cerca de 20 seniores do concelho.

Últimas