PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Idosos: Censo quer ajudar técnicos e comunidade a lidar com a demência

15 Março, 2013 - 13:49

209

0

Reconhecer sinais e comportamentos derivados da doença e conhecer as estratégias de resposta são os principais objectivos destas sessões.

O Centro Social Cultural e Recreativo de Messegães, Valadares e Sá (CENSO), em Monção, vai promover um ciclo de acções de formação sobre a demência.

A primeira sessão está marcada para 12 de Abril, a segunda para os dias 18 e 19. O ciclo termina com uma caminhada a 20 de Abril, na Ecopista de Monção.

De acordo com Sónia Durães, responsável pela instituição, esta formação está vocacionada para pessoas que tenham a seu cargo idosos com algum tipo de demência.

Reconhecer sinais e comportamentos derivados da doença e conhecer as estratégias de resposta são os principais objectivos destas sessões.

A directora técnica admite que não existe falta de informação, as dificuldades centram-se no modo como lidar com a doença e as suas diversas manifestações.

A primeira formação, promovida pelo Censo, decorre a 12 de Abril e destina-se a familiares e cuidadores informais de idosos com demência. Trata-se de uma sessão gratuita.

A segunda acção decorre a 18 e 19 de Abril e está vocacionada, sobretudo, para técnicos e ou auxiliares. A participação tem um custo de 50 euros e decorre na Biblioteca Municipal de Monção.

Esta acção resulta de uma parceria entre o Censo, a Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UNIFAI), em parceria com a Universidade do Porto, e a Câmara Municipal de Monção.

A caminhada, iniciativa que encerra o ciclo formativo, decorre a 20 de Abril, na Ecopista do rio Minho, em Monção. A presença é gratuita e tem início agendado às 14h30.

As inscrições podem ser remetidas no portal oficial do Censo até à primeira semana de Abril (5 de Abril).

Últimas