A Rota do Alvarinho de Monção&Melgaço tem uma nova imagem, anunciou o Município de Melgaço na data em que se assinala o Dia da sub-região Monção e Melgaço.
Criada para “divulgar a tradição vitivinícola dos dois concelhos e dinamizar o enoturismo, constitui um pretexto para saborear os vinhos deste território e visitar os aderentes. Cumprindo com este propósito, este projeto singular tem agora uma imagem renovada e forte presença online em www.rotadoalvarinho.pt e nas redes sociais ( facebook e instagram)”, refere aquela edilidade.
Adegas, restaurantes, unidades de alojamento, comércios, museus e empresas de animação turística unem-se para oferecer múltiplas atividades e itinerários, proporcionando experiências únicas e memoráveis num destino de excelência.
Visitas às adegas: descubra os segredos da produção do alvarinho e desfrute de experiências exclusivas.
Gastronomia típica: delicie-se com a gastronomia local, harmonizada com os melhores vinhos da região.
Atividades de enoturismo: participe em workshops, provas de vinhos, passeios pelas vinhas e muitas outras ações.
Unidades de alojamento: relaxe e desfrute da hospitalidade das gentes deste território, em redor da natureza.
Comércios: explore os produtos locais e leve consigo lembranças da região.
Espaços culturais: explore a história, cultura e tradições da sub-região de Monção & Melgaço.
Empresas de animação turística: desfrute de experiências ímpares e personalizadas.
Hoje assinala-se o Dia da Sub-Região de Monção e Melgaço
A data foi simbolicamente fixada aquando da publicação da Portaria n.º 152/2015, que consagra o Acordo no Regulamento do Vinho Verde.
Nesta altura, ficou definido que a menção à casta alvarinho poderia ser usada na rotulagem em toda a região dos vinhos verdes e não apenas em Monção e Melgaço. Em 2021, o acordo adquiriu plenos efeitos e a região passou a utilizar a designação “Vinho Verde Alvarinho”, enquanto os da sub-região de Monção & Melgaço passaram a ostentar um selo diferenciador.
O dia 7 de junho assinala, assim, a conquista dos produtores que viram reconhecida, através da atribuição de uma marca e de um selo, a exclusividade, a autenticidade, a origem, e a qualidade dos vinhos produzidos em Monção e Melgaço, certificando que a sub-região está na origem da casta alvarinho que, no nosso território, assume características únicas.
“Continuámos na luta pelo debate da criação de uma DO (Denominação de Origem) própria. O reconhecimento, nacional e internacional dos alvarinhos da nossa sub-região são a prova de que esta deve ser reconhecida como e por tal. Falámos da região dos vinhos verdes com mais dinamismo, maior afirmação e diferenciação, que puxa pelo preço dos vinhos verdes e da região. Não há nenhuma outra que tenha, neste momento, valor acrescentado como a sub-região de Monção & Melgaço. Estamos no caminho certo e, com a união de todos, esta será uma região vencedora em relação a este objetivo concreto”, disse o Presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista.
Comentários: 0
0
0