PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

0

0

Valença

Hoje é Feriado Municipal em Valença – Sabe porquê?

29 Setembro, 2021 - 00:42

5541

0

Ainda mais curioso é que do ‘lado de lá’ do Atlântico… é a dobrar.

Esta quarta-feira é Feriado Municipal em Valença. Mas não é a nossa. Estamos a falar do Município brasileiro de Valença localizado no sul do estado do Rio de Janeiro. Foi fundado no dia 29 de setembro de 1823. Tem como padroeira Nª Srª da Glória.

 

Valença tem uma área de 1.304,813km² (a segunda maior do estado do Rio de Janeiro). É tão grande que tem seis distritos. No entanto, os habitantes são pouco mais de 77 mil. Uma economia está voltada especialmente para a agropecuária e para o polo universitário existente na sede municipal.

 

 

Localização do Município brasileiro de Valença, no estado do Rio de Janeiro

[Fonte: Wikipédia]

 

 

À nossa semelhança, o gentio é também valenciano. Estes valencianos pertencem linguística e culturalmente à família dos cariocas, grupo ao qual pertence mais de 70% da população do moderno Estado do Rio de Janeiro.

 

A amplitude térmica é semelhante à nossa, mas ao contrário. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia brasileiro, a menor temperatura registada neste Município foi de 2,5ºC… a 26 de junho de 1994. A maior alcançou os 40,1ºC… no dia 27 de dezembro de 1997.

 

Também curioso é que em Conservatória, um dos seis distritos deste Município, existe um bairro chamado… Benfica.

 

 

 

Nós temos uma… e eles têm duas Valenças

Até nisto os nossos irmãos brasileiros gostam de ser à grande. Neste país não há só uma Valença, mas duas. Existe também neste país o Município de Valença pertencente ao estado da Bahia. Tem mais de 97 mil habitantes.

 

É uma localidade muito visitada por ser o principal acesso à Ilha de Tinharé, turisticamente famosa pelo povoado de Morro de São Paulo, mas também pela praia do Guaibim com o seu extenso areal, localizada a cerca de 17 quilómetros da sede do município.

 

 

 

Localização do Município brasileiro de Valença, no estado da Bahia

[Fonte: Wikipédia]

 

 

 

Da atividade económica destaca-se a produção de camarão em cativeiro e a cultura de cravo da Índia, pimenta do reino e de azeite. 

 

Esta Valença foi criada inicialmente com a denominação de Santíssimo Coração de Jesus de Valença, elevando-se à condição de vila pela Carta Régia de 23 de janeiro de 1799 e instalando-se a 10 de julho do mesmo ano. Pela lei provincial nº 300, de 23 de maio de 1848, é criado o distrito de Guerém, sendo a vila elevada à categoria de cidade pela lei provincial nº 368, 10 de novembro de 1849, recebendo então a denominação de Valença.

 

 

… e também há Monção e Melgaço!

Mas não existem apenas Valenças nos nossos irmãos do outro lado do Atlântico. Há também Monção, um município localizado no estado do Maranhão. A população ronda os 32 mil habitantes e está entre as maiores cidades em extensão territorial daquele estado. Tem uma área de 1415,94 km². O feriado municipal celebra-se a 16 de julho.

 

também há Melgaço. Fica no estado do Pará. Tem uma população de quase 27 mil habitantes.Possui inúmeras ilhas com praias de água doce banhadas pelos rios Amazonas, Tajapuru, Laguna, Anapu, entre outros. O feriado municipal assinala-se a 30 de dezembro.

 

 

Por cá também há outra Valença (mas é uma freguesia)

Se a mais conhecida é a cidade de Valença do Minho, existe também Valença do Douro. Mas é uma freguesia. Pertence ao Município de Tabuaço. com 8,96 km² de área e 363 habitantes (dados de 2011). A densidade populacional é 40,5 hab/km². Foi vila e sede de concelho entre 1514 e 1836.

 

 

[Fotografia: Portal Município Valença, Rio de Janeiro]

Últimas