PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Hoje é Feriado em Melgaço

30 Dezembro, 2022 - 00:01

1042

0

Fundada a 30 de Dezembro de 1961.

Esta sexta-feira é feriado em Melgaço. Mas não na nossa vila alto-minhota. Estamos a falar da gémea melgacense… no Brasil.

 

É uma cidade relativamente nova. Foi fundada a 30 de dezembro de 1961. 

 

Fica no Estado do Pará. E é bom ter-se consciência de que o Brasil é um país enorme. Prova disso é que Melgaço fica 290 quilómetros da capital do Estado: Belém. 

 

É uma cidade constituída por inúmeras ilhas com praias de água doce banhadas pelos rios Amazonas, Tajapuru, Laguna, e Anapu.

 

 

Localização de Melgaço, no Brasil

[Fonte: Wikipedia]

 

 

Com uma área de, aproximadamente, 6774 km² e uma população estimada em 26.600 habitantes, Melgaço é também famoso pela Floresta Nacional de Caxiuanã, a mais antiga da Amazônia Legal, onde se fundou a Reserva Nacional de Caxiuanã em 1961. Todos os anos atrai turistas e investigadores de todo o mundo.

 

Feriado Municipal celebra-se a 30 de dezembro e a Câmara Municipal (chamada Prefeitura) é presidida por José Delcicley Pacheco Viégas, eleito pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira).

 

 

 

Bandeira e brasão do Município brasileiro de Melgaço

[Fotografia: DR]

 

 

 

Manoel Batista… o único presidente (até agora) a visitar um gémeo

Até agora, o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, em Portugal, foi o único presidente da Câmara do Vale do Minho a visitar o respetivo município homónimo no Brasil. Manoel Batista concretizou o feito em janeiro de 2020.

 

Durante a sua passagem por lá, o autarca encontrou-se com uma extensa equipa de pesquisadores das Universidades Federais do Pará e de Goiânia e do Grupo de Estudos de Cinema e Narrativas Digirais da AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual, na altura a desenvolver o projeto Salto a Melgaço do Marajó, então integrado no MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço.

 

 

 

Manoel Batista em Melgaço, do Brasil

[Fotografia: DR]

 

 

Manoel Batista percorreu as ruas da cidade, participou num programa de rádio e numa receção na Prefeitura, onde apresentou aos vereadores e à equipa de pesquisa o concelho português homónimo

 

autarca socialista falou ainda sobre os motores de desenvolvimento do Município, sobre a programação cultural e a relevância que o MDOC e o Museu do Cinema têm tido para o concelho.

 

Os dois presidentes de Câmara melgacenses debateram formas de cooperação entre os dois Municípios. Quase que previsivelmente, Manoel Batista deixou o convite ao Prefeito de Melgaço para visitar o irmão português. 

 

 

Presidente da Câmara de Melgaço, durante a sua passagem por… Melgaço, no Brasil

 

 

 

Miss Melgaço no programa da festa

Esta sexta-feira promete ser um dia de verdadeira festa em Melgaço. O programa dos 61 anos do concelho prevê inaugurações de duas escolas, segundo a página do Facebook do Município.

 

A festa vai depois continuar mais à noite com a eleição da Miss Melgaço. O cartaz promete também muita música e animação.

 

 

Miss Melgaço vai ser eleita esta sexta-feira

[Fonte: Prefeitura de Melgaço]

 

 

 

Veja mais fotos de Melgaço… no Brasil [créditos: DR]

 

 

 

Uma vasta lista de gémeas

Não é apenas a Língua Portuguesa que une portugueses e brasileiros. É também uma longa história de mais de 500 anos. Ao longo destes séculos, os portugueses emigraram para o Brasil e fundaram novas cidades.

 

Talvez por sentirem saudades da pátria mãe, talvez por homenagem ao seu local de origem e nascimento ou talvez por falta de imaginação, muitas das cidades fundadas no Brasil pelos colonos portugueses possuem nomes idênticos a cidades portuguesas.

 

Explica a Vortex Magazine que a maioria destas cidades é bastante pequena. A maior será Santarém, no estado do Pará, com cerca de 250 mil habitantes. Mas Chaves, também no Pará, possui apenas 4 mil pessoas, o mesmo número que Braga, no estado do Rio Grande do Sul.

 

A cidade mais copiada parece ser Valença. No Brasil, existem três cidades com este nome, nos estados da Bahia, Piauí e Rio de Janeiro. E também há Monção.

 

 

 

[Fotografia capa: DR]

Tópicos:

#Brasil#Efeméride

Últimas