Assinala-se este sábado o Dia Internacional da Mulher. A data é comemorada, anualmente, no dia 8 de março.
Em 1975, a ONU começou a celebrar este dia a 8 de março mas, só a 16 de dezembro de 1977, é que viria a ser oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 32/142.
O Dia Internacional da Mulher pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade.
Defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam atuais porque, em vários pontos do globo, esses direitos continuam por cumprir.
O tema de 2025 é «Para todas as mulheres e meninas: direitos, igualdade, empoderamento».
Segundo o portal Eurocid, pretende dar continuidade a ações que promovam a igualdade de direitos, poder e oportunidades para todos, em que ninguém seja deixado para trás.
No centro desta visão está a capacitação da próxima geração – os jovens, em particular as jovens mulheres e as meninas adolescentes – como catalisadores de uma mudança duradoura.
Este ano assinalam-se os 30 Anos da Declaração e da Plataforma de Ação de Pequim e os 50 anos da 1.ª Conferência sobre as Mulheres que se realizou no México, em 1975.
Comentários: 0
0
0