Quando escrevemos uma frase, começamos com letra maiúscula. Em Portugal, essa maiúscula está em Melgaço… mais concretamente em Cevide, na freguesia de Cristoval.
Trata-se do marco nº1 de Portugal continental, que assinala o ponto mais a norte do País.
Isto numa terra que, noutros tempos, foi alvo dos olhos das autoridades, por causa da facilidade de se atravessar desde ou para Espanha e do contrabando.
“Para chegar ao Marco de Fronteira n.º 1, depois de estacionar na zona indicada, é só seguir a placa com a indicação. Essa placa vai guiar-vos por uma caneja (termo muito usado localmente para indicar um caminho estreito) que no passado era usado para aceder ao Porto de Bregote, através do qual era possível a travessia do rio Minho entre os dois lados da fronteira”, explica o portal do Turismo do Porto e Norte.
[Fotografia: DR]
“Esta travessia era usada pela população em geral, e era também uma das rotas locais de contrabando. Ao chegar a Cevide já uma placa indica que estamos perto do lugar mais a norte de Portugal, situa-se na freguesia de Cristoval, concelho de Melgaço”, prossegue.
“Além de vos trazer ao ponto mais a Norte de Portugal, o objectivo é trazer-vos a um belo recanto do nosso país. Que além das particulares características (dizem os locais que se ouve cantar os galos de 3 províncias: Minho, Pontevedra e Ourense) também é um lugar de espectacular repouso no conforto da Natureza… aqui de facto começa Portugal”, conclui.
Para lá chegar, estas são as coordenadas GPS: N 42 09.227′ W 008 11.888′ (42.15378, -8.19813)
O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é celebrado anualmente a 10 de junho, data da morte do poeta Luís de Camões. Este dia presta homenagem a Portugal, aos portugueses, à cultura lusófona e à presença portuguesa por todo o mundo.
Comentários: 0
0
0