PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Hoje discutiu-se uma nova ligação entre Alto Minho e Galiza… aqui

25 Novembro, 2025 - 16:30

1950

0

Para Caminha, esta ligação é “considerada uma infraestrutura estratégica”.

A ligação rodoviária entre Caminha e o vizinho galego de A Guarda foi um dos temas que esteve hoje em cima da mesa de uma reunão entre a Presidente da Câmara Municipal daquele concelho, Liliana Silva, e representates da Infraestruturas de Portugal (IP).

 

“Este encontro permitiu desbloquear decisões, firmar compromissos e reforçar a determinação política do Município em defender os interesses da população e garantir soluções que promovam desenvolvimento, segurança e coesão territorial”, refere a autarquia.

 

Para a autarquia, esta ligação é “considerada uma infraestrutura estratégica para a competitividade económica e para a mobilidade transfronteiriça. As entidades abordaram a questão do protocolo destinado à realização de um estudo e estabelecer um plano de ação sólido e realista”.

 

“Este passo representa um avanço decisivo na concretização de um compromisso assumido perante a população do município de Caminha”, refere.

 

A situação da ponte sobre o rio Coura foi igualmente discutida, tendo ficado estabelecida a criação de um protocolo orientado para a resolução definitiva dos problemas de segurança atualmente sentidos pelos peões.

 

A abertura da passagem de nível em Coura de Seixas constituiu outro ponto central da agenda. As últimas questões técnicas foram resolvidas e “ficou determinado que a abertura ocorrerá muito brevemente, respondendo a uma legítima expectativa da população e melhorando a mobilidade interna da freguesia”.

 

Ainda em Seixas, o talude da linha de comboio que sofreu danos durante as intempéries foi objeto de avaliação detalhada.

 

“A IP assumiu o compromisso de requalificar a estrutura, garantindo as condições de segurança indispensáveis à circulação ferroviária e prevenindo situações de risco futuro”.

 

A reunião abordou também a situação da ponte da Cruz Velha, em Vila Praia de Âncora. Embora esta infraestrutura seja da responsabilidade do Município, a Presidente Liliana Silva reafirmou a “decisão política de avançar com a sua intervenção já no próximo ano, garantindo melhores condições de segurança e reforçando o compromisso da autarquia com a manutenção do património local”.

 

 

 

[crédito fotografia: arquivo/DR]