A orquestra Norwest, de Monção, atua esta sexta-feira nas Festas de Nª Srª da Bonança, em Vila Praia de Âncora, Caminha.
O histórico grupo, recentemente recuperado por vários jovens, sobe ao palco mais logo a partir das 22h00.
Vale recordar que as origens do grupo Norwest remontam ao final da década de 90 do século passado. Com outra gente à frente, animavam missas e procissões.
Passaram depois a grupo de baile. Atingiram o auge nos anos de 2010 e 2011.
No entanto, a saída de vários músicos e o boom de grupos de baile trouxeram declínio a esta orquestra de Monção. Ficou adormecida durante mais de uma década.
Em 2023, Lucas Ferreira, com 24 anos de idade, agarrou o projeto e decidiu recuperar o projeto. Juntou amigos os Norwest ganharam nova vida.
“No ano passado comecei a gerir isto. Conseguimos 12 datas e este ano já estamos nas 21. Houve já uma melhoria acentuada. Este é um trabalho que vai levar algum tempo e se calhar mais do que o que eu imaginava… mas estamos a trabalhar para isso”, disse à Rádio Vale do Minho.
[crédito fotografia: grupo Norwest]
As dificuldades depressa apareceram. O mercado dos grupos de baile é extremamente competitivo “e não dá para viver disto”.
“Claro que não. Tenho um trabalho paralelo que me dá sustento, mas o objetivo é claramente esse: um dia conseguir viver disto. Acredito que é possível até porque há muita malta a viver só disto”, prosseguiu o atual diretor da banda.
Os Norwest depressa começaram a mostrar talento. São 11 em palco.
[crédito fotografia: grupo Norwest]
Música de baile e muita interação pelo publico são imagem de marca do grupo constituído por gente de Monção, de Braga e até do Porto.
Para mais logo, em Vila Praia de Âncora, os Norwest prometem mais um espetáculo de qualidade na certeza de que – faça chuva ou não – a animação e boa música estão garantidas.
Comentários: 0
0
0