PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Heróis maiores de Melgaço sopram hoje 97 velas (e têm um grande sonho!)

21 Março, 2024 - 00:04

814

0

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntáris fundada em 1927.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Melgaço celebra esta quinta-feira 97 anos de existência. 

 

Quase a completar um século de existência, a corporação sonha agora com um novo quartel. 

 

“Já há terreno. Ficará em Prado. Agora falta o financiamento”, contou à Rádio Vale do Minho o Comandante José Codesso. O investimento global está estimado em 2,7 milhões de euros.

 

Mas não é tudo.

 

“Faz-nos falta uma viatura de combate a incêndios urbanos e também mais equipamento individual de combate a este tipo de incêndios”, acrescentou ainda o Comandante.

 

Questinado sobre o posto que ocupa ao 97º aniversário desta Associação Humanitária, José Codesso sublinhou que “é uma honra, mas também um desafio”.

 

O perigo está sempre à espreita. Prova disso aconteceu já durante a tarde desta quarta-feira em que os Bombeiros Voluntários de Melgaço tiveram de acorrer a uma queima de sobrantes que se descontrolou.

 

“Ardeu apenas pinhal, mas as pessoas devem ter o máximo cuidado sobretudo nos próximos dias em que as temperaturas vão aumentar”, recomendou.

 

 

 

 

[Fonte: BV Melgaço]

 

 

 

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Melgaço foi fundada em março de 1927, por iniciativa de Augusto César Esteves.

 

No dia 14 de abril de 1929, foi lida a ata que oficializou a constituição daquela associação, citada pelo blog Melgaço, Entre o Minho e a Serra.

 

«Aos catorze de Abril de mil e novecentos e vinte e nove, pelas quinze horas, nesta vila de Melgaço e no Salão Nobre da escola “Conde de Ferreira”, à Praça da República, em sessão solene aberta pelo Excelentíssimo Senhor Doutor Augusto César Esteves, presidida pelo Excelentíssimo Senhor Doutor Américo de Freitas Coutinho Maltez, ex-Juiz de Direito nesta Comarca (…) entre palmas e vivas, se declara oficialmente a Humanitária Associação dos Bombeiros Voluntários de Melgaço, sendo proclamado fundador da Associação o Excelentíssimo Senhor Doutor Augusto César Esteves e fundador da Banda dos Bombeiros Voluntários de Melgaço», lê-se.

 

A corporação conta atualmente com 58 elementos ativos.

 

 

 

 

[Fotografias capa: BV Melgaço]

Últimas