PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Hermínia Paes: Voto de pesar proposto pelo PSD aprovado por unanimidade

12 Janeiro, 2016 - 12:10

121

0

Social-democratas lembraram uma ‘senhora notável, distinta, dotada de uma grande inteligência e de um irrequieto espírito empreendedor’.

O Executivo Municipal de Monção aprovou por unanimidade esta segunda-feira, em reunião de Câmara, um voto de pesar pelo falecimento de Hermínia D’ Oliveira Paes. A proprietária do Palácio da Brejoeira, recorde-se, faleceu no passado dia 30 de dezembro. O documento foi apresentado pelo PSD, através do vereador João Garrido. “Não sendo natural de Monção, cedo adotou esta terra como sua e durante toda a sua vida sempre demonstrou total colaboração com o Município em diversas atividades na defesa dos interesses e causas mais importantes para Monção. Era uma senhora notável, distinta, dotada de uma grande inteligência e de um irrequieto espírito empreendedor”, leu o autarca social-democrata. “Se hoje podemos falar da marca Monção, muita da notoriedade e da afirmação desta marca se deveu e para sempre se deverá ao trabalho também desenvolvido pela Srª. Dnª. Hermínia no Palácio da Brejoeira”, realçou o PSD.
O voto de pesar teve total apoio por parte do CDS-PP e do PS. O presidente da Câmara, Augusto Domingues, recordou alguns “momentos de índole socio-cultural” que a ‘Senhora da Brejoeira’ proporcionou a Monção. “Este voto de pesar que o meu colega João Garrido apresentou aqui é totalmente merecido”, concluiu o edil socialista.
Sócia-fundadora da Associação de Produtores e Engarrafadores de Vinho Verde, sócia-fundadora da Confraria do Vinho Verde, sócia-fundadora da Real Confraria de Vinho Alvarinho, grã-mestre da Confraria de Vinho Verde entre 1989 e 1995, Hermínia D’ Oliveira Paes foi a responsável, na primeira metade da década de 60, pela reestruturação da propriedade e plantação das vinhas de Alvarinho após estudo pormenorizado elaborado pelo engenheiro agrónomo João de Vasconcelos, diretor do posto agrário de Braga. Partiu com 97 anos de idade. Foi sepultada no Cemitério da freguesia de Pinheiros, em Monção.

Últimas