Há um “rio atmosférico” na direção do Alto Minho e traz muita chuva para a próxima semana. Sobretudo para a noite de quarta-feira.
O fenómeno, recorde-se, é também conhecido por rio voador ou rio aéreo.
Estes rios são fluxos concentrados de vapor de água em médios e altos níveis da atmosfera. Embora se use a terminologia “rio” para o fenómeno, os rios atmosféricos são invisíveis e não tem margens claramente definidas, ao contrário do que é observado nos rios terrestres.
O alerta está a ser avançado pelo portal meteorológico Meteo Trás os Montes – Portugal, que mostra as previsões que vão sendo dadas pelas várias agências europeias.
É a britânica MetDesk que mostra com maior nitidez o “rio atmosférico” previsto para a próxima semana.
Explica o Meteo Trás os Montes – Portugal que transporta “humidade tropical que será traduzida em altos níveis de água precipitável na atmosfera com alguns modelos a prever mais de 100 litros por m2 em algumas regiões do Norte”.
[Fonte: MetDesk/Via Meteo Trás os Montes – Portugal]
Tudo aponta para quarta-feira à noite
O Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF) prevê que este evento aconteça “entre a próxima terça e sexta-feira, com chuvas e ventos fortes, podendo acumular durante este período mais de 100l/m2 em varias zonas das regiões do Norte e Centro”, refere o Meteo Trás os Montes – Portugal.
Em sintonia, o portal meteorológico windy.com alerta para chuva muito forte na noite da próxima quarta-feira e madrugada de quinta-feira no Alto Minho.
[Fonte: windy.com]
Também em sintonia, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê bastante chuva para a próxima semana.
Para já sem avisos meteorológicos. No entanto, o IPMA já alerta para a possibilidade de chuva forte na quarta-feira em todo o Alto Minho.
[Fonte: IPMA]
As temperaturas máximas vão descer dos atuais 26ºC aos 22ºC.
As mínimas descem aos 12ºC na segunda-feira. Sobem aos 16ºC na quarta-feira, mas voltam a descer nos dias seguintes.
O vento vai soprar fraco, passando a moderado na quarta e quinta-feira.
Comentários: 0
0
0