PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

Há tortilha à venda em Portugal que pode estar ligada a casos de botulismo

24 Julho, 2023 - 18:01

1059

0

Alerta da DGAV.

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) alertou os consumidores para não comerem tortilha de batata fresca pré-embalada, após as autoridades espanholas identificarem cinco casos de botulismo “presumivelmente relacionados” com este consumo.

 

Segundo o Correio da Manhã, não existem, até ao momento, em Portugal, casos de botulismo associados ao consumo dos produtos suspeitos.

 

Na quinta-feira, as autoridades espanholas anunciaram que foram confirmados cinco casos de botulismo, mais dois classificados como prováveis, “presumivelmente relacionados” com o consumo de tortilha fresca pré-embalada de várias marcas, lê-se numa nota da DGAV.

 

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição esclareceu que em quatro dos casos foi identificado o mesmo fabricante.

 

Um grupo espanhol decidiu, por precaução, retirar, de forma voluntária, estes produtos do mercado, suspender a sua produção e avisar os consumidores para não consumirem os produtos suspeitos e os devolverem ao local onde foram comprados.

 

Segundo as últimas informações disponíveis, em Portugal, o produto em causa foi distribuído para três operadores económicos.

 

Em causa estão as marcas Chef Select (distribuída pelo Lidl), Dia (Minipreço) e Auchan.

 

A DGAV disse ainda que, caso o consumidor destes produtos apresente sintomas como astenia acentuada (fadiga, perda ou diminuição da forma física), fraqueza e tonturas, visão turva e dificuldade a engolir e falar deve dirigir-se ao respetivo centro de saúde ou contactar a linha Saúde 24.

 

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

 

 

 

[Fotografia: DR]

Tópicos:

#Alimentação

Últimas