Dezenas de crianças juntaram-se nos lugares de Carvalhas e Lavandeira, na freguesia de Merufe, em Monção. Ali plantaram 3.500 carvalhos-alvarinho.
Uma ação de reflorestação resultante da campanha de recolha de rolhas “Rolhas que deixam marca” e a participação no programa “Green Cork Escolas” realizada durante o Verão passado, por todo o concelho.
Uma campanha de recolha de rolhas que teve o seu expoente máximo na edição deste ano da Feira do Alvarinho de Monção, onde foram levadas a cabo várias ações ligadas ao tema da sustentabilidade ambiental, entre as quais, a criação e colocação de um ponto de recolha gigante, numa zona central do recinto do evento, para que todos os visitantes, expositores e equipas de limpeza pudessem colocar as rolhas das garrafas de vinho Alvarinho consumidas.
[crédito fotografia: Município Monção]
[crédito fotografia: Município Monção]
Por outro lado, esta mesma campanha deu origem e nome ao concurso que, a nível concelhio, visava distribuir pontos de recolha nos estabelecimentos de ensino – Agrupamento de Escolas de Monção, Colégio do Minho Polo Monção, EPRAMI e Santa Casa da Misericórdia de Monção – e premiar os alunos das turmas participantes que recolhessem e entregassem mais rolhas, durante o 3º período do ano letivo 2023/2024.
No total, foram recolhidas cerca de 175 mil rolhas. O equivalente a 3500 carvalhos-alvarinho. De referir que, por cada 50 rolhas recolhidas, era plantada uma árvore autóctone. Espécie autóctone: Carvalho-alvarinho.
[crédito fotografia: Município Monção]
[crédito fotografia: Município Monção]
Esta ação de reflorestação conto com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, do Vice-presidente, João Oliveira, da Vereadora da Educação, Daniela Fernandes, QUERCUS, Corticeira Amorim, Agrupamento de Escolas de Monção, Sapadores de Merufe, Junta de freguesia de Merufe e ICNF.
Nesta ação, participaram os alunos das turmas do ano letivo 2023/2024 que recolheram maior número de rolhas, nomeadamente, Santa Casa da Misericórdia de Monção (Educação Pré-Escolar), Escola Básica José Pinheiro Gonçalves (1º CEB, Turma V2B), e Escola Básica Deu-la-Deu Martins (2º CEB, Turma 6º E | 3º CEB, Turma 8º E).
Os terrenos reflorestados foram identificados com placas alusivas à iniciativa, tendo cada fração dos mesmos terrenos recebido placas com a inscrição do nome da escola e da turma vencedora. Correspondendo aos objetivos traçados, o projeto mereceu elogios das entidades envolvidas, prevendo-se a sua continuidade.
Comentários: 0
1
0