PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Monção

Há mais 100 árvores em Monção (todas plantadas por crianças)

19 Março, 2024 - 18:52

225

0

Educação Ambiental.

Monção conta, a partir desta terça-feira, com mais 100 árvores. Todas plantadas por crianças, na freguesia de Segude.

 

Recorde-se que no passado dia 7 de março, em Segude, no âmbito do Programa “Aldeias Suber Protegidas”, promovido pela Quercus ANCN (Organização Não Governamental de Ambiente) e Corticeira Amorim (líder mundial na transformação de cortiça), o Município de Monção procedeu à plantação de 450 árvores (carvalhos-alvarinho e sobreiros).

 

Devido às condições atmosféricas adversas, uma turma do 3º e 4º ano da Escola Básica do Vale do Mouro, envolvendo 21 alunos, não teve a oportunidade de participar.

 

Esta manhã, com o céu azulado, prenúncio de primavera, realizou-se a “segunda volta” desta ação ambiental, através da plantação de cerca de uma centena de árvores, naquela área sensível à ocorrência de incêndios.

 

Com a participação do Presidente da Câmara, António Barbosa, da vereadora, Daniela Fernandes, e docentes e auxiliares da Escola Básica do Vale do Mouro, a ação de reflorestação contou, também, com as presenças de elementos da Quercus ANCN, Corticeira Amorim, ICNF, Junta de Freguesia de Segude e sapadores florestais.

 

António Barbosa reforçou o compromisso do atual executivo na preservação e valorização da floresta, agradeceu o envolvimento de todas as entidades e enalteceu a importância da parceria com a Quercus e a Corticeira Amorim.

 

“Esta colaboração interessante e promissora terá, certamente, continuidade em outros projetos baseados na sustentabilidade ambiental e na consciencialização cívica da população”, acentuou.

 

 

 

[Fotografia: Município Monção]

 

 

 

[Fotografia: Município Monção]

 

 

Os alunos puderam, ainda, visualizar algumas gravuras rupestres, colocadas a descoberto pelos incêndios, com contextualização de Odete Barra, arqueóloga do Município. No regresso à escola, como recordação, levaram o livro de banda desenhada “O Reino do Alvarinho”, oferta da Câmara Municipal de Monção.

 

O lançamento do programa “Aldeias Suber Protegidas” teve lugar em Unhais da Serra, Covilhã, no dia 23 de novembro de 2023, sendo Monção a segunda localidade do pais a receber este projeto. Em síntese, tem como finalidade a prevenção de incêndios florestais e a proteção ambiental do território, favorecendo a componente da reflorestação e o reforço de uma sociedade com matriz ecológica.

 

 

 

[Fotografia capa: Município Monção]

Últimas