PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Paredes de Coura

Há 97 anos apareceram os maiores heróis de Paredes de Coura

18 Agosto, 2023 - 20:42

1046

0

Aniversário.

Os Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura celebram esta sexta-feira 97 anos de existência. 

 

Em nota divulgada nas redes sociais, a corporação já avista o centenário e realça uma equipa “que é sinónimo de entrega, família, ajuda, dedicação, companheirismo”.

 

Um quartel “que alberga rostos de coragem e corações de bondade” e uma casa “construída em sólidos alicerces tem de em cada canto uma história para contar. Habitam nela homens e mulheres de coragem, batalhadores que lutam em prol do bem estar da sua população”.

 

“Deixamos o nosso muito obrigado aos nossos bombeiros e a todos os que nos ajudam manter de pé está tão nobre causa. Sozinhos vamos mais rápido mas juntos vamos mais longe. E que seja longa a nossa história! Aos que já não se encontram entre nós mas que durante anos nos ajudaram a construir está história deixamos o nosso obrigado e apreço”, acrescentam os soldados da paz courenses.

 

A festa de aniversário fica, como vem sendo habitual, agendada para lá mais para a frente.

 

“Tal como em anos anteriores, a celebração é adiada para meses com menor risco de incêndio para que um maior número de operacionais consiga estar presente”, explica a corporação.

 

Um dos veículos mais antigos da corporação durante um cortejo no ano passado

[Fotografia: Arquivo/Cecília Pereira Grupo FB Terra Amada]

 

 

97 anos de história

Já em finais do século 19 havia vontade em Paredes de Coura de criar um corpo de bombeiros. No entanto, isso só aconteceria a 18 de agosto de 1926. Foi fundada a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, tendo João Luís Afonso Viana, um médico municipal, como presidente.

 

Integravam ainda os órgãos directivos Amílcar de Oliveira (tesoureiro) e Manuel Cândido Gonçalves Pereira (secretário).

 

No dia 23 de outubro de 1927, nas instalações da Assembleia Courense, foram aprovados os primeiros estatutos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura. Foi também eleita a primeira direção.

 

A primeira sede ficou situada na Rua Conselheiro Miguel Dantas e o primeiro quartel localizava-se na Rua Heróis do Ultramar. O atual quartel foi inaugurado a 18 de Agosto de 1984 e sofreu obras de ampliação e remodelação em 2012. Em 2015 foi criada a Escola de Bombeiros de Infantes e Cadetes.

 

Desde a sua fundação até à atualidade, exerceram o cargo de comandantes Manuel Cândido Gonçalves Pereira; Raul Augusto de Freitas; Eduardo Esteves Cerqueira; José Guilherme Machado; Romeu João Carvalho; Manuel de Carvalho Lages; Manuel Cândido Gonçalves Pereira, Filipe Esteves e Cláudio Rocha.

 

[Fotografia: BV P. Coura]

Últimas