PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Há 91 anos abria esta fronteira entre o Alto Minho e a Galiza (que acabou com uma velhinha ponte de madeira!)

26 Abril, 2026 - 02:28

105

0

Em Melgaço.

Aconteceu no dia 26 de abril de 1935. Com pompa e circunstância, abriu ao público nesse dia, em Melgaço, a nova fronteira de S. Gregório. 

 

Passou a unir aquele concelho do Alto Minho com Padrenda, em Ourense.

 

 

[crédito fotografia: Automóvel Club de Portugal / Via Blog Melgaço Entre o Minho e a Serra]

 

 

A travessia veio substituir uma antiga ponte de madeira que havia ali perto, desde o século XVIII.

 

Num artigo publicado no jornal Minho Digital, o investigador Valter Alves revela que essa travessia (pedonal) entre S. Gregório e Padrenda já existia há mais de 250 anos. 

 

Um dos primeiros registos da existência desta passagem, aponta Valter Alves data de 1758, na memória paroquial da freguesia de Cristóval.

 

Nesse texto, o sacerdote refere que a paróquia tem mais o lugar de  Sam Gregório com uma capela antiga do mesmo santo e com vinte vizinhos (fogos), por onde é a estrada deste Reino de Portugal para a Galiza passando-se o regato por uma ponte de táboa que chamam a Ponte das Varges.”

 

 

Antiga ponte de S. Gregório feita apenas em madeira

[crédito fotografia: DR/Via jornal Minho Digital]

 

 

Esta travessia, teve grande “importância estratégica da perspetiva militar durante a Guerra da Restauração (século XVII)” sendo “comprovada pela frequência com que é utilizada por portugueses e espanhóis nas suas incursões em território inimigo, além do cuidado por parte dos nossos em guardar esse ponto fronteiriço”, escreve Valter Alves.

 

 

Tornou-se muito pequena

A partir de 1886, a pequena ponte de madeira em S. Gregório passou a ficar reduzida às suas reais medidas perante a Ponte Internacional de Valença, inaugurada em 1885.

 

Mas, enfim, a ponte da Várzea tem já os seus 4 metros de altura, 6 de comprimento e 2 de largo! É quase a ponte de um lagosinho! Não se riam dela, contudo, que ali onde a vêem, com os seus dois troncos de castanheiro, lançados de margem a margem, e os seus torrões como pavimento macio, é um símbolo de fraternidade entre dois países que vivem em plena paz“, lê-se no livro O Minho Pitoresco, datado de 1886, um ano após a inauguração da então soberba ponte entre Valença e Tui.

 

Os tempos avançavam. A velhinha ponte de madeira acabou mesmo por ser destruída. Seria a hora de dar lugar a uma nova versão mais adaptada à modernidade de então.

 

Assim aconteceu no dia 26 de abril de 1935. Aquele posto de fronteira manteve-se ativo e vigiado por autoridades de ambos os países até 1992, quanto entrou em vigor o Acordo de Schengen, que estabelecia a livre circulação de pessoas em espaço europeu.

 

Fronteira de S. Gregório na atualidade

[fonte: Google Maps]

 

 

[crédito fotografia capa: Automóvel Club de Portugal / Via Blog Melgaço Entre o Minho e a Serra]