PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Mundo

Guerra: Rússia disponível para paz com a Ucrânia… mas há pelo menos DUAS condições – Saiba quais

16 Março, 2022 - 19:33

4884

0

Notícia animou os mercados financeiros.

A Rússia está disponível para discutir o estatuto de neutralidade da Ucrânia para acabar com a guerra, declarou esta quarta-feira o Presidente russo, Vladimir Putin.

 

Segundo a Renascença, o chefe de Estado russo diz que a invasão está a correr “de acordo com o planeado” e deixa duras críticas ao Ocidente e às sanções.

 

“O Ocidente nem se preocupa em esconder o facto de que seu objetivo é prejudicar toda a economia russa, cada russo”, afirmou Putin.

 

As declarações do Presidente russo acontecem depois do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, ter dito que o estatuto neutral da Ucrânia tem sido “seriamente discutido” e que as redações específicas estavam “próximas do acordo”.

 

 

Duas grandes condições

O jornal Finantial Times desta quarta-feira avança já aqueles que deverão ser dois dos pontos chave do acordo entre Rússia e Ucrânia para alcançar a paz.

 

O documento, citado pelo jornal ECO Sapo, inclui:

 

  • Cessar fogo e a retirada das tropas russas da Ucrânia se o Governo ucraniano declarar neutralidade e aceitar limites às suas forças armadas, de acordo com três fontes envolvidas nas negociações.
  • Ucrânia fica obrigada a renunciar às suas ambições de pertencer à aliança atlântica da NATO — um compromisso que consta da Constituição ucraniana —, prometendo a Moscovo que não permitirá ter bases militares estrangeiras no seu território. Além disso, teria de renunciar a armamento vindo do Ocidente.

 

Refere ainda o ECO que a notícia está a mexer com os mercados financeiros. Em Nova Iorque, os ganhos aceleraram: o Dow Jones sobe mais de 1% e o Nasdaq avança mais de 2%. O S&P 500 ganha 1,4%.

 

O euro está a valorizar face ao dólar pela terceira sessão consecutiva

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas