PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Mundo

Guerra: Portugal já recebeu 672 pedidos para proteção temporária de cidadãos ucranianos

3 Março, 2022 - 18:23

215

0

Guerra.

Portugal recebeu desde terça-feira 672 pedidos para proteção temporária ao abrigo da resolução aprovada pelo Conselho de Ministros para acolhimento de refugiados que fogem da invasão russa da Ucrânia, anunciou esta quinta-feira a secretária de Estado da Administração Interna.

 

“Foi um dia muito importante para Portugal, para a EU e para a Ucrânia. Esta diretiva nunca tinha sido ativada e é uma prova de solidariedade de toda a UE no apoio à Ucrânia”, afirmou Patrícia Gaspar no final da reunião do Conselho de Justiça e Assuntos Internos que se realizou em Bruxelas.

 

Esta diretiva permitirá que todos os Estados-membros possam responder de forma harmonizada ao acolhimento humanitário dos cidadãos ucranianos, das suas famílias e de pessoas de outras nacionalidades que fogem daquele conflito militar, uma vez que esta operação “implica uma coordenação importante” entre todos os Estados-membros e a necessidade de “monitorizar constantemente as chegadas” dos cidadãos em fuga da Ucrânia, adiantou a Secretária de Estado da Administração Interna.

 

Patrícia Gaspar revelou ainda que Portugal recebeu 530 pedidos de proteção temporária até às 13h00 de hoje, ao abrigo das ações já aprovadas e colocadas em vigor pelo Estado Português através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 29-A/2022, de 1 de março – elevando para 672 o total desses pedidos, uma vez que antes da aprovação daquele diploma já tinham sido recebidos 142 pedidos de proteção.

 

 

[Fotografia: Arquivo/bom dia.eu]

Últimas