PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

2

Mundo

Guerra: Milionário russo dono do Minipreço foi alvo de sanções da União Europeia

6 Março, 2022 - 10:27

19908

0

Guerra.

Mikhail Fridman, que desde 2019 detém 77,7% do capital do grupo DIA, dono dos supermercados Minipreço, foi incluído na lista de pessoas e entidades russas alvo de sanções da União Europeia (UE), avança a revista NiT.

 

O milionário foi sancionado por ser um dos acionistas que controla o Alfa Group, que detém o maior banco privado (Alfa Bank) e a maior retalhista alimentar do país (X5 Retail Group).

 

Na terça-feira, 1 de março, na conferência de apresentação dos resultados anuais do grupo DIA, Fridman considerou as sanções “injustas”. Sobre a situação na Ucrânia, que a 24 de fevereiro foi invadida pela Rússia, disse tratar-se de “uma enorme tragédia” e apelou “ao fim da guerra”.

 

Conta ainda a NiT que o empresário nasceu na cidade ucraniana de Lviv em 1964, quando o país agora liderado por Volodymyr Zelensk ainda integrava a União Soviética. Após o fim da URSS, transformou-se num dos homens mais ricos do mundo.

 

Em nota enviada ao regulador do mercado de capitais espanhol, a cadeia de supermercados garante não ser afetada “de forma alguma” pelas sanções da UE.

 

O grupo tem seis mil lojas distribuídas por Espanha, Portugal, Argentina e Brasil.

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas