PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Grupo Folclórico Estrela dos Vales integra Federação do Folclore Português

7 Setembro, 2013 - 09:54

215

0

Após dois anos de trabalho, o Grupo Folclórico Estrela dos Vales, Monção, acaba de ver aprovada a sua candidatura a sócio efectivo da Federação do Folclore Português, sendo o segundo com este estatuto no concelho. A cerimónia está agendada para este domingo

Após dois anos de trabalho, o Grupo Folclórico Estrela dos Vales, Monção, acaba de ver aprovada a sua candidatura a sócio efectivo da Federação do Folclore Português, sendo o segundo com este estatuto no concelho. A cerimónia está agendada para este domingo.

Márcio Ferreira, secretário da direção, explica que, depois de pesquisas e recolha de fotografias, textos e melodias, chegou o reconhecimento deste grupo.

Esta aprovação representa o “selo” de qualidade e de autenticidade daquilo que este grupo apresenta em palco, em consonância com as suas raízes.

Mas o trajeto não se fica por aqui. O grupo vai continuar a investigar “o antigo”, tendo como ideia “a cultura é reviver o passado”.

O primeiro passo foi dado em 2010, quando o grupo conseguir ficar como sócio aderente. Contudo, os elementos desta coletividadade de Longos Vales “queriam mais” e procederam a vários aperfeiçoamentos, conseguindo integrar a lista de efectivos.

Um processo difícil, mas “gratificante”.

O Grupo Folclórico do Vale, Arcos de Valdevez, também federado, vai apadrinhar este novo membro. E porque se está a falar de folclore, no final da cerimónia está programada um pequeno festival para “celebrar esta nova etapa”.

Recorde-se que o Grupo Folclórico Estrela dos Vales foi criado em 2004, e conta com quase meia centena de elementos.

No concelho de Monção, é o segundo a alcançar a categoria de sócio efectivo da Federação do Folclore Português, depois do Grupo Folclórico das Lavradeiras de São Pedro de Merufe.

A sessão solene está agendada para este domingo, na Casa do Curro, pelas 16h00, com a presença do presidente da Federação do Folclore Português, Fernando Ferreira, e o presidente da Câmara Municipal de Monção, José Emílio Moreira, entre outras entidades.

Últimas