O Grupo Folclórico de Viana do Castelo voltou a atuar com os Calema.
Depois de terem subido ao palco com a dupla em outubro, na Super Bock Arena, no Porto, este sábado houve nova atuação. Desta vez em Elvas, num espetáculo também integrado na Voyage Tour.
“É com orgulho que representamos Viana, e o folclore do nosso Alto Minho”, disse o Grupo Folclórico de Viana do Castelo.
O Grupo Folclórico de Viana do Castelo foi criado em 1976, da vontade de um grupo de alunos e professores da antiga Escola Técnica que juntou esforços para promover o estudo e divulgação da etnografia vianense.
Nascido no coração da capital do folclore em Portugal, cedo assumiu um protagonismo crescente pela representatividade das suas danças e trajes.
De forma diferente em relação a outras associações, o Grupo Folclórico de Viana do Castelo foca a atenção num território mais vasto.
O seu repertório diversificado é o espelho da geografia da região – das frias praias do Atlântico aos caminhos da serra d’Arga, das pequenas aldeias agrícolas até ao vale do rio Lima. Um conjunto de danças e cantares recolhidos ao longo de muitos anos e que mostram as cores e as tradições do concelho de Viana.
Hoje, quatro décadas passadas e muitas centenas de espetáculos depois, o Grupo Folclórico de Viana do Castelo é justamente considerado um dos embaixadores mais genuínos da forte cultura do Minho, sendo chamado a representar Portugal em numerosos festivais por toda a Europa.
Comentários: 0
0
0